O DESAFIO DOS CONJUNTOS NUMÉRICOS

Beatriz da Silva BARBOSA, Milena Aparecida Batelo RAMOS

Resumo


Em meados de 1872, o matemático russo George Cantor (1845 - 1918), buscou a mais primitiva e sintética definição de conjunto. Essa teoria ficou conhecida também como teoria ingênua ou teoria intuitiva devido a descoberta de várias antinomias associados à ideia central da própria teoria. O conhecimento prévio desta teoria serve como base para o desenvolvimento de vários temas na matemática, como relações, funções, análise combinatória e probabilidade. O reconhecimento de um conjunto numérico e localização a qual conjunto pertence determinado número, é tema de várias questões pertencentes a avaliações de aprendizagem tais como SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). O desafio dos conjuntos numéricos teve como objetivo aumentar o conhecimento dos alunos na matemática, ao estudar os conjuntos numéricos. O projeto foi desenvolvido em duas partes: primeiramente a professora supervisora da sala revisou o conteúdo com os alunos e, em seguida foi aplicada uma atividade em que a sala foi dividida em dois grupos. Cada grupo recebeu um desafio que continha cinco fases e cinco envelopes contendo as instruções de cada fase. A atividade foi aplicada na escola E.E Dr. José Manoel Lobo e também na E.E. Profa Maria Nívea Costa Pinto Freitas. Conclui-se que após a atividade, os alunos conseguiram identificar com clareza a que conjunto pertenciam cada número. Foi de extrema importância trabalhar com os alunos esse conteúdo, tendo em vista que será utilizado no decorrer dos estudos. Os conjuntos podem ser vivenciados na Matemática, mas com aplicações em outras áreas e sua compreensão favorece o desenvolvimento e compreensão de várias teorias.

Palavra-Chave: Conjuntos; Números; Desafio.


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Referências


Teoria dos Conjuntos - Disponível em: < http://www.dcc.ufam.edu.br/~ruiter/afc/node1.html> . Acesso em 12 de agosto de 2015.

Noções de conjuntos - Disponível em: < http://www.paulomarques.com.br/arq1-1.htm> . Acesso em 12 de agosto 2015.


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