O USO DE MALHAS NO ENSINO DA SIMETRIA

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Driely Gomes dos SANTOS
Fabiana Ribeiro TAMURA
Lariani Aparecida dos Santos LEITE
Milena Aparecida Batelo RAMOS

Resumo

A simetria é um conteúdo matemático ensinado nos anos inicias do ensino fundamental II que também está presente no nosso dia a dia nas mais variadas situações, tais como na natureza e arte. Como objeto de estudo na matemática, os casos de simetria mais conhecidos são as de reflexão, translação e rotação. O software TESS é frequentemente utilizado para a pavimentação do plano, por meio da construção de diferentes malhas envolvendo tanto polígonos regulares como o triângulo equilátero, quadrado e hexágono, como também variações destas malhas. Sendo assim, foi elaborada uma atividade com o objetivo de explorar o conceito de simetria na E.E. Dr José Manoel Lobo, por meio do PIBID-Matemática. Inicialmente foi abordada a teoria a respeito do tema pela professora supervisora do projeto, lembrando que a simetria é definida como tudo aquilo que pode ser dividido em partes, sendo que ambas as partes devem coincidir perfeitamente quando sobrepostas. Como exemplo, consiste na disposição de duas figuras idênticas que se correspondam ponto a ponto.  Após a explicação, entregue a cada aluno um modelo de malha desenvolvido no software TESS para que colorissem de várias formas, destacando um padrão de simetria. Essa atividade foi aplicada no sétimo ano, com aproximadamente 40 alunos presentes. Durante a atividade foi notória a participação dos alunos, pois os resultados das construções foram excelentes. O resultado do trabalho fará parte de exposição que será realizada em uma feira de conhecimento realizada pela escola.

Palavras-Chave: Simetria; Tess; Matemática.

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Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS

Referências

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Caderno do Professor: matemática, 6ª série. São Paulo: SEE, 2012. vol. 2.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Caderno do Professor: matemática, 6ª série. São Paulo: SEE, 2012. vol. 3.

TESS. Disponível em: < http://www.peda.com/tess/> Acesso em: 10 de outubro de 2012.