A CONVERGÊNCIA DA AUDIÊNCIA DO JORNAL NACIONAL NO FACEBOOK

Michelle Cavalcante de Araújo FERREIRA, Silvia Brandão Cuenca STIPP

Resumo


Este artigo científico apresenta resultados gerados a partir da pesquisa sobre a convergência da audiência do Jornal Nacional na Rede Social Facebook. O objetivo é divulgar como se estabelecem as novas formas de interação do Jornal Nacional com o público que acompanha a sua fanpage, verificando os processos de mediação do telejornalismo na contemporaneidade e a interface gerada pela audiência nos processos comunicacionais entre os atores do telejornal com o público da Internet. A metodologia utilizada foi estudo de caso, associada aos referenciais bibliográficos e digitais. Durante o processo da pesquisa houve alguns impasses por parte do objeto de estudo. Foi realizado um contato em fevereiro deste ano, com o Globo Universidade a fim de realizar uma visita na redação do Jornal Nacional. O objetivo era ver como é produzido o trabalho para a internet, qual a relação dos atores do telejornal com o público e como parte do trabalho montar uma reportagem especial, porém, depois de vários meses de contato, após ter enviado toda a documentação necessária para o Globo Universidade, a resposta foi negativa quanto a autorização da solicitação. Faltando cerca de dois meses para a apresentação da banca final, eles responderam que não poderiam atender a solicitação porque esse trabalho que eles estão fazendo é uma estratégia da empresa e por isso não podem atender a minha pesquisa. Devido a isto, foi produzido outro produto para acompanhar este artigo, foram gravadas entrevistas no escritório regional da TV Tem de São José do Rio Preto sobre a utilização da rede social facebook como forma de angariar público e manter a audiência do telejornal. A partir da pesquisa realizada, foi possível perceber que a TV ainda trabalha de forma muito segmentada e que a utilização da fanpage no jornalismo regional é pequena.

Palavras-chave: convergência da audiência. Jornal Nacional. Facebook.Internet.


Texto completo:

PDF

Referências


CAJAZEIRA, Paulo. A audiência convergida do telejornal nas Redes Sociais. Juazeiro do Norte: BOCC, 2014.

JENKINS, Henry.Cultura da convergência.2.ed.São Paulo: Aleph, 2009.

PATERNOSTRO. Vera Íris. O texto na TV: manual de telejornalismo.2ed.Rio de Janeiro: Elseiver, 2006.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: sulina,2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga