A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO SOBRE A CULTURA DE MOVIMENTO NA ESCOLA

Conteúdo do artigo principal

Genomar Leandro Freitas SILVEIRA
Laiane Ferreira Alves de ALMEIDA
Caciane Dallemole SOUZA

Resumo

A cultura afro influenciou na formação brasileira onde foi primordial tanto na composição física da população quanto na conformação do que viria a ser cultura. A história do povo africano é rica, pois tornou-se um fator preponderante na construção do Brasil de hoje, onde o negro foi e sempre será um dos alicerces dessa nação. O objetivo do presente estudo foi identificar e compreender a cultura afro no cotidiano dos estudantes da Escola Estadual Uzenir Coelho Zeitune do município de Votuporanga/SP, e assim verificar as manifestações nas aulas de Educação Física. Participaram da pesquisa estudantes do 8º (n=35) e 9º Anos (n=70), com idades entre 13 e 15 anos, todos atendidos pelo Projeto Pibid Educação Física. Foi realizado um questionário contendo 10 questões de múltipla escolha/dissertativa referente ao conhecimento da cultura afro no ambiente escolar. Os dados foram quantificados por meio de estatística descritiva e os resultados expressos em porcentagem (%). De acordo com a pesquisa realizada, optou-se por três perguntas de maior destaque. Quando perguntados sobre o conhecimento de brincadeiras ou jogos da cultura afro, 52% responderam que não tinham conhecimento, enquanto que 48% sim. Já na segunda, foi questionado se havia preconceito e desigualdade no âmbito escolar, 68% responderam que não e 32% sim. Na terceira, foi perguntado se eles já haviam lido algum livro relacionado a cultura afro, 81% responderam que não e 19% sim. De acordo com a pesquisa realizada, compreendeu-se que grande parte dos alunos, não possuem conhecimento com a cultura afro, visto os altos resultados negativos nas respostas. Percebe-se que esta cultura está se deteriorando no âmbito escolar, pois, os professores deveriam trabalhar mais sobre o assunto, já que os alunos não se mostram muito interessados por essa temática, onde durante as aulas poderia ser uma excelente oportunidade de enriquecimento cultural e histórico.

Palavras-chave: Cultura afro; Educação Física; Estudantes.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

FARIAS, Carlos Wagner Ferreira; SOUSA, Andressa Passos de; PANTOJA, Diego Felipe de Oliveira. et al. A cultura afro-brasileira nas aulas de Educação Física: Um estudo do Pibid/Educação Física sobre a cultura de movimento no cotidiano da comunidade quilombola do Curiaú em Macapá/Ap. Anais... 3º Conceno, 01 a 04 de dezembro de 2010.

REIS, Vagner Ferreira; STANCK, Karina; PEREIRA, Jacqueline da Silva Nunes. A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO SUBSIDIO NO CONTEXTO A CULTURA CORPORAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Anais... VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica, Cesumar, 27 a 30 de outubro de 2009.