A EVOLUÇÃO DA CONTRACULTURA NA INTERNET

Victor Hugo Cavalcante SILVA, Vinicius Sanchez dos SANTOS

Resumo


Este artigo tem como objetivo estudar a influencia da internet na evolução, e consequentemente a disseminação da contracultura. Primeiramente a pesquisa se realizou por meio de revisões bibliográficas sobre as definições de cultura na visão da Antropologia e da Filosofia. Num segundo momento a pesquisa voltou-se a história da contracultura desde 1950 a 1970 nos EUA, período em que os jovens questionavam sobre a moral arcaica daquela época, a falta de direitos para as minorias, (negros e mulheres), a alienação, repressão, preconceito, e principalmente contra a Guerra do Vietnã. Posteriormente para entender a influencia da internet na contracultura foi visto o conceito e as definições de Ciberespaço, da Cibercultura e das mídias sociais, exclusivamente sobre o blog enquanto mídia jornalística, e a diferença entre Mídias Sociais e Redes Sociais, entrevistas e observações acadêmicas sobre como o jovem se informa na internet.  Por meio dessa metodologia percebe-se que o ciberespaço não apenas influencia totalmente na evolução da contracultura como é uma ferramenta de vital importância para a disseminação dessa cultura alternativa, e que cada vez mais surgem novas cibermídias lidos por jovens a fim de realizar esse trabalho de informação sobre novos personagens da cultura independente, e que os jovens hoje não deixaram de ler notícias porém o que muda é a forma de consumir essa informação.

Palavras Chaves: Ciberespaço; Contracultura; Mídias Sociais.


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Referências


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ADOLPHO VAZ, Conrado. Google Marketing: O guia definitivo de Marketing digital. 3. ed. São Paulo: Novatec, 2010.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet, reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003, 243 p.

TELLES, André. A revolução das Mídias Sociais: Cases, conceitos, dicas e ferramentas. M Books, 2010, 200 p.


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