A GESTÃO DE PESSOAS E A LIDERANÇA COMO VANTAGEM COMPETITIVA NAS PEQUENAS EMPRESAS FAMILIARES

Conteúdo do artigo principal

Thamiris Maria Alves OLIVEIRA
Marisa Aparecida FERREIRA

Resumo

Com as transformações do mundo atual, as pequenas empresas vêm ganhando mais espaço. Alguns dos desafios das pequenas empresas familiares, são encontrar gestores inovadores e capaz de capacitar pessoas, ainda mais que as pequenas empresas são administradas pelo proprietário que muitas vezes não possui a devida qualificação em relação ao gerenciamento e nem habilidades de liderança, permeando todas as atividades gerenciais e não é isolada, sendo subestimadas quando julgadas em termo da proporção das atividades gerenciais que estão relacionadas com a condução da equipe de trabalho.  O estudo mostra a gestão de pessoas com o foco no planejamento, estratégias, motivação, desenvolvimento pessoal, bem como a liderança, utilizando dessas ferramentas e métodos na gestão familiar, tornando-as diferenciadas.  Objetiva analisar a liderança, gestão de pessoas e as principais ferramentas de estratégias e se isso irá garantir vantagem competitiva na gestão das pequenas empresas familiares. Realizado por meio de pesquisa de campo, sendo aplicados questionários com perguntas para avaliar quanti e qualitativamente o perfil desses colaboradores e seus "sentimentos" junto a gestão da empresa e como avaliam o papel e a influência da liderança nas pequenas empresas familiares no ramo de Oficina Mecânica Diesel. Os resultados demonstram que a gestão familiar prevalece nas pequenas empresas. Que na maioria das empresas familiares a gestão não mistura assuntos pessoais com os profissionais. Os líderes apresentam um bom conhecimento sobre os colaboradores, permitindo espaços na empresa e direito a opiniões. Considerando que a gestão de pessoas, uma liderança envolvida e interessada na rotina dos seus colaboradores valorizando o capital humano, saber comandar e influenciar a realização das atividades, ser uma fonte de motivação e de influência aos colaboradores, e com isso as organizações familiares passam não só ter vantagem competitiva, mas essas estratégias irão fazer a diferenciação para se manter no mercado.

Palavras chaves: Gestão de Pessoas, Liderança, Vantagem Competitiva

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

ARAÚJO, Luis César G. de; GARCIA, Adriana Amadeu. Gestão de pessoas: Estratégias e integração organizacional. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

BERGAMINI, Cecília Whitaker; TASSINARARI, Rafael. Psicopatologia do comportamento organizacional: Organizações desorganizadas, mas produtivas. 1. ed. Brasil: Cengage Learning, 2008.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.