A IMPORTÂNCIA DO ENSINO AMBIENTAL

Conteúdo do artigo principal

Lucas Ramos MARTINS
Isabela Monte Negro Barboza AMATE
Maria da Graça Martins RIBEIRO

Resumo

O projeto tem como objetivo ensinar pedagogicamente de maneira lúdica, conhecer e preservar o meio ambiente em que vivemos. Por este motivo é necessário à compreensão das crianças, por adquirirem o hábito de não jogar lixo nas ruas, preservar as matas, cuidar (denunciando) as queimadas, ter consciência de que a natureza é seu habitat, por isso devem cuidar sabendo que é a única maneira que tens de sobrevivência, pois sem o verde, ou seja, a árvore não teria vida.  O método utilizado no presente estudo compreende uma pesquisa-ação, formatada na condução pedagógica de atividades lúdicas com a proposta da construção de saberes acerca da temática meio ambiente. As atividades ocorrem no CEM Neyde Tonnani Marão, as crianças estão mais habituadas e conhecendo mais sobre a natureza em que vivem, pois cada dia de aula desenvolve esse hábito dedicando-se as atividades que são oferecidas no projeto. O desenvolvimento dos alunos está a cada dia se adequando com cada tipo de atividade oferecida, pois os alunos aprendem com várias maneiras de capacitação lúdica. Foram utilizados recursos como notebook, imagens de objetos naturais, lápis de cor, papel sulfite, e aulas práticas, como: experimentos, tintas, alimentos, etc.Conclui-se que os alunos dedicam-se nas aulas com vontade em aprender e praticar as atividades ensinadas ao longo do percurso do projeto.

Palavras-chaves: preservação, aprendizagem, lúdica.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

KLOETZEL, K. O. O que é meio ambiente. 2. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.