A LEI DE GERSON: UMA ANÁLISE DO JEITINHO BRASILEIRO NA SOCIEDADE

Conteúdo do artigo principal

Jéssica da Silva BELUCCI
Gabriel Fedoce LARANJA
Paulo Eduardo de Mattos STIPP

Resumo

A ética é sempre abordada no âmbito das grandes instituições governamentais e políticas, porém, deve-se analisá-la também dentro daquelas corrupções consideradas pequenas. Esta pesquisa surgiu com o intuito de averiguar as corrupções cometidas diariamente pela sociedade e justifica-se pelo fato de que muitas vezes, por se tornarem comuns, essas transgressões não geram culpa nem sanção naqueles que as praticam. Tem-se como objetivo entender como surgiu o jeitinho brasileiro e como ele se relaciona com a corrupção, além disso também será analisada a famosa Lei de Gerson, criada graças a uma propaganda de cigarros veiculada nos anos 70 e que ficou conhecida nacionalmente como definição da identidade nacional. O artigo será feito por meio de pesquisa bibliográfica e análise histórico-descritiva e se dividirá em duas partes, na primeira serão abordados os conceitos de corrupção durante os séculos, desde a Antiguidade, com o Direito cíclico, até os dias atuais, em que a corrupção é diariamente discutida e polemizada. Na segunda parte, serão analisadas pesquisas realizadas por autores reconhecidos na área da ética, para se constatar como e porque agem as pessoas que praticam essas corrupções diárias. O artigo terá como base as obras A mais pura verdade sobre a desonestidade, do pesquisador Dan Ariely e Corrupção: ensaios e críticas, do antropólogo brasileiro Leonardo Avritzer. Por fim, pretende-se provar com a pesquisa que tendo a oportunidade de trapacear, as pessoas trapaceiam, porém para não serem vistas como alguém desonesta, trapaceiam pouco, uma pequena corrupção por dia.

Palavras-chave: Corrupção. Ética. Direito.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

ARIELY, Dan. A mais pura verdade sobre a desonestidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

AVRITZER, Leonardo; et al. Corrupção: ensaios e críticas. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=X3B6VsbtuBQC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false>. Acesso em 11 de setembro de 2015.

CARRASCO, Walcyr. Pequenas corrupções: a corrupção maior é apenas a expressão de um tipo de vida que achamos até normal. Disponível em: <http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/walcyr-carrasco/noticia/2015/03/pequenas-corrupcoes.html>. Acesso em 31 de agosto de 2015.

ISTOÉ. Lei de Gerson: o país passou por várias crises de identidade neste século. Disponível em: <http://www.istoe.com.br/reportagens/27207_LEI+DE+GERSON>. Acesso em 28 de agosto de 2015.