A LITERATURA FANTÁSTICA COMO INCENTIVO À PRÁTICA DA LEITURA EM SALA DE AULA

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Alida Marina da ROCHA
Tamires Gonçalves da SILVA
Paulo Rogério FERRAREZI

Resumo

A literatura fantástica é uma narração elaborada pelo imaginário, por uma dimensão supostamente inexistente na realidade convencional. O gênero fantástico está cheio de elementos improváveis, fantasiosos e desvinculados do cotidiano humano. Por isso, o intuito desse projeto é, através dos contos fantásticos, especialmente os de Edgar Allan Poe, estimular o gosto pela leitura, bem como promover a competência leitora. Além disso, desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico, buscando estabelecer relações entre o lido/vivido. Todorov, além de expor algumas características do gênero fantástico, trata de suas funções no texto, considerando-as como função literária e função social. A função social está presente nas narrativas porque o emprego do sobrenatural seria um pretexto para falar sobre assuntos considerados "proibidos" na sociedade. Murilo Rubião desvenda nos seus contos grandes dramas da existência humana, criticando, através do fantástico, a sociedade e seus sufocantes costumes. Deste modo, foram desenvolvidas atividades com base nos contos fantásticos; os alunos fizeram a reescrita de um conto e depois o transformaram em vídeo. Se partirmos da ideia de que a literatura tem a função de humanizar e, por isso, atua na formação dos alunos, o trabalho em sala de aula com os contos estudados proporciona aos alunos a reflexão sobre a sociedade atual e uma leitura/análise mais profunda das obras literárias.

Palavras-chave: Literatura fantástica. Conto. Edgar Allan Poe.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

POE, Edgar Allan. Histórias Extraordinárias. São Paulo: Martin Claret Ltda, 2005.

RUBIÃO, Murilo. Contos reunidos. São Paulo: Ática, 1998.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.