A PERCEPÇÃO CONTEMPORÂNEA DO CORPO DA MODA

Conteúdo do artigo principal

Isabela Curti CANDIDO
Carolline Collaço LOPES
Bruna VIANA
Vanessa Mara Pagliarani ZEITUNE

Resumo

A partir do conceito da publicidade relacionada com a moda, o corpo também se tornou uma forma de comunicação, abordando então, a relação da sociedade com os padrões de beleza apresentados pela mídia e indústria da moda, influenciando comportamento e tendências, destacando as mudanças no comportamento e no corpo feminino. A partir dessas considerações o presente artigo objetiva mostrar o elo entre a moda, o corpo e a comunicação como produtora de sentidos, relacionando os mesmos com o comportamento feminino diante dos padrões de beleza disseminados na sociedade de consumo. Apresentando o novo viés no mercado da moda a ser trabalhado e investido. Sendo assim, como metodologia foi realizada pesquisa bibliográfica com livros e sites com diversos autores renomados no campo da comunicação e moda, de forma que possa compreender a relação entre moda, comunicação, corpo e comportamento. Após à investigação, concluiu-se que a moda está inserida em todos os ambientes de nossa sociedade. Devido ao consumismo desenfreado a identificação do eu está relacionada a bens simbólicos, por vezes, atrelado ao vestuário e as escolhas de consumo. Na atualidade apesar da grande influência que a mídia tem sobre a concepção do belo, para o mundo feminino, algumas questões estão sendo repensadas.

Palavras-chave: Corpo. Moda. Comunicação. Comportamento.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

CRAVEIRO, Camila. Corpo-mídia ou corpo-suporte representação do signo corpo em publicidade de perfumes. 145 paginas. Dissertação de mestrado em Comunicação midiática, Universidade estadual Paulista, FAAC, Bauru, 2005.

LIPOVETSKY, Gilles. Império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Tradução por Maria Lúcia Machado. 4º Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

OLIVEIRA, Ana Claudia; CASTILHO, Kátia. Corpo e Moda por uma compreensão do contemporâneo. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2010.

VILLAÇA, Nizia. A cena do corpo comunicativo. In: Edélcio Mostaço. (org). Pra uma historia cultural do teatro. Florianópolis/ Jaraguá do Sul: Design Editora, 2010.