APRENDENDO GEOLOGIA POR MEIO DE JOGOS PEDAGÓGICOS: PROPOSTA DE JOGO "BINGO DA GEOLOGIA"

Conteúdo do artigo principal

Denny Pamela MALERBA
Marisa Mauricio Carrasco DIONISIO

Resumo

Introdução: Muito se tem discutido a respeito de metodologias alternativas no  Ensino de Ciências, enfatizando-se a necessidade de melhorias na qualidade de ensino por meio da aproximação da teoria com a prática (MARANDINO, 2003). Segundo Galiazzi et al (2001), "a experimentação pode favorecer abordagens diferenciadas ao conteúdo conceitual desenvolvido em sala de aula, ou mesmo constituir-se em uma premissa aos conceitos, fornecendo-nos o caminho da indução ou dedução no planejamento das aulas". Assim, pensou-se em dirigir esse trabalho aos alunos do sexto e nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Esmeralda Sanches da Rocha, da cidade de Votuporanga, uma vez que os professores de ciências perceberam as dificuldades que os alunos encontram no que se refere à capacidade de compreender os conteúdos de geologia. Objetivos: Ensinar de maneira lúdica e divertida os temas envolvendo geologia e familiarizar os alunos com os termos voltados para o conteúdo de geologia, ciclo das rochas, tipos de rocha, formação dos fósseis e o processo de formação da Terra. Metodologia: Foi elaborado um jogo pedagógico, utilizando papel cartão para a confecção das cartelas. As cartelas foram montadas através de sorteios realizados com as palavras a serem inseridas, sendo que nenhuma cartela é igual a outra. Após aula teórica sobre o assunto proposto, fez-se uma dinâmica em forma de bingo, na qual o professor sorteou as palavras enquanto os alunos as marcam em suas cartelas, após o termino da dinâmica cada aluno deverá explicar o significado de cada palavra encontradas em sua cartela, ajudando assim na fixação dos termos. Resultados esperados: Desenvolver nos alunos uma aprendizagem nominal sobre os temas, além de promover aprendizagem funcional sobre geologia. Espera-se também, despertar nos alunos a curiosidade e o gosto pelos conteúdos geológicos.

Palavras-chave: Jogo Pedagógico. PIBID/UNIFEV. Ensino de Ciências.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

GALIAZZI, M.C.; ROCHA, J.M.B.; SCHMITZ, L.C.; SOUZA, M.L.; GIESTA, S.;

GONÇALVES, F.P. Objetivos das atividades experimentais no Ensino Médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de Ciências. Ciência & Educação, v.7, n.2, 2001.

MARANDINO, M. A prática de ensino nas Licenciaturas e a pesquisa em Ensino de Ciências: questões atuais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 20, n.2, 2003.