ARTE ESPANHOLA: A ARQUITETURA DE ANTONI GAUDÍ NA SALA DE AULA

Conteúdo do artigo principal

Natália Moreira Rocha da SILVA
Jonathan Luiz MARQUES
Karina de OLIVEIRA

Resumo

O resumo pretende apresentar um projeto desenvolvido em escola parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Subprojeto Letras-Espanhol. O objetivo central da atividade foi o de unir o estudo da língua espanhola ao da cultura de um país hispanófano, abordando, em especial, a arquitetura catalã do artista Antoni Gaudí. Justifica-se a realização dessa atividade, uma vez que o processo de aquisição de uma língua estrangeira não está desvinculado ao de suas manifestações culturais e artísticas. No que diz respeito às etapas do projeto, em primeiro lugar, apresentou-se aos estudantes algumas das principais obras do artista catalão, como, por exemplo, a Casa Battló, a Casa Millà (La Pedrera), o Parque Güell e o Templo Expiatório da Sagrada Família, suas características, a ligação da natureza e da religiosidade, além de dados muito curiosos sobre as condições de trabalho que Gaudí estabelecia para si mesmo. Posteriormente, e como uma forma de visualizar a arte aprendida em sala de aula, os alunos visitaram a exposição Memorias de viajes: recuerdos de España y Colombia, projeto também vinculado ao PIBID/Espanhol/UNIFEV e evento este que contou com fotos de Barcelona, e em especial, dos lugares já estudados pelos discentes no início do projeto. Por último, e para concluir o trabalho, os alunos confeccionaram duas atividades: a primeira, como forma de ressignificação do aprendizado por meio da arte, os estudantes fizeram um mosaico inspirado em Gaudí; e a segunda, os alunos entrevistaram os monitores e a autora da exposição como uma forma de praticarem o idioma em questão e de produzirem discursos orais e escritos, utilizando também o conhecimento adquirido por eles. Desta forma, os estudantes puderam ampliar sua visão de mundo diante de uma arquitetura diferente e conceituada e, no momento da visita à exposição de fotografias, puderam identificar e, inclusive, discutir sobre a arte que agora conhecem.

Palavras-chave: Língua Espanhola. Arte. Antoni Gaudí. 

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

GOETTENAUER, Elzimar. Espanhol: língua de encontros. In: SEDYCIAS, José (org.). O ensino do espanhol: passado, presente e futuro. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

TEIXEIRA, Cássia dos Santos. Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem. In: Trama, n.18, p.115-127 jul./dez.,2013.