AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Conteúdo do artigo principal

Carolini Maciel Alves LIMEIRA
Caciane Dallemole SOUZA

Resumo

A pesquisa teve por objetivo avaliar a composição corporal de adolescentes entre 16 e 17 anos e classificá-los entre grupos de risco para desenvolver problemas de saúde devido ao baixo ou ao alto depósito de gordura corporal. Foram avaliados 14 adolescentes, de ambos os gêneros (N=7 meninas e N=7 meninos), todos estudantes de uma Escola Estadual do município de Votuporanga/SP, alunos estes atendidos pelo Projeto Pibid Educação Física. Foram realizadas medidas antropométricas de estatura, peso corporal, circunferências e dobras cutâneas, bem como calculado o Índice de Massa Corporal (IMC) e % de Gordura. Os dados foram tratados mediante estatística descritiva, sendo os valores expressos em média e desvio padrão. Para a variável IMC as meninas obtiveram valores médios de 20,7±3,7 kg/m² enquanto os meninos 22,2±3,01 kg/m². Já para a variável % de Gordura foram encontrados valores de 35,1±3,52% para as meninas e 27,5±3,69% para os meninos. Diante dos resultados obtidos para a variável IMC tanto os meninos quanto as meninas encontram-se numa classificação considerada normal conforme Conde e Monteiro (2006). Já para o % de gordura, as meninas foram classificadas excessivamente alta, enquanto os meninos, a classificação foi alta, ambos comparados aos referenciais propostos por Durenberg et al. (1990). Por meio dos resultados fica evidente a necessidade de se introduzir mecanismos de ação, como projetos educacionais, que visam à prevenção e o esclarecimento sobre as doenças causadas pelo excesso de gordura corporal desde a adolescência, estimulando estes jovens a ter uma vida com mais saúde e qualide.

Palavras-chave: Composição corporal; Ensino Médio.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

CONDE, W.L.; MONTEIRO, C. A. Body mass index cutoff points for evaluation of nutritional status in Brazilian children and adolescents. Jornal de Pediatria, v.82, n.4, p.266-72, 2006.

DURENBERG et al. The assessment of the body fat percentage by skinfold thickness measurements in childhood e young adolescent. British Journal of Nutrition, v.63, n.2, 1990.