BINGO GEOGRÁFICO

Luciana Gomes LAGOEIRO, Fernando Kleber Ribeiro ANTUNES

Resumo


Elaboração de um bingo geográfico de temas diversificados no conteúdo de geografia foi desenvolvida para alunos do 7° ano do ensino fundamental, com o objetivo de contribuir de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem despertando o desejo de conhecer mais os assuntos que envolvem a ciência geográfica, aguçando os alunos para aprender geografia de forma lúdica quebrando práticas tradicionais para o aprendizado. Auxiliar o Professor em sala de aula. Ajudando os alunos com maior dificuldade de sobre o conteúdo da matéria ministrada. Para o desenvolvimento da atividade, cada aluno receberá uma cartela com 11 respostas das dicas que serão \"cantadas\" pelo professor, após a explicação da matéria em questão. O professor sorteará as dicas, e o aluno por sua vez verificará se está de acordo com as respostas de sua cartela. Ganha o aluno que primeiro completar corretamente a cartela. A premiação deve ser combinada entre professor e aluno. O tempo estimado para aplicação do jogo é de 2 horas/aula. Esse jogo foi aplicado para um determinado conteúdo, mas pode ser adaptado para diferentes temas geográficos. O bingo tem como objetivo estimular a atenção e concentração dos alunos, desenvolver o raciocínio lógico, além de reforçar a compreensão do conteúdo/assunto desenvolvido em sala de aula. Poucos alunos tiveram dificuldades, havendo um maior interesse dos alunos no conteúdo estudado. Mostrando que de uma forma lúdica prende-se a atenção do aluno e o faz aprender brincando. Tendo em vista todo esse processo de observação e aplicação, podemos concluir que a aplicação de jogos no Ensino de Geografia é realmente válida e acrescenta muito ao aprendizado do aluno, além de ser um meio alternativo de ensinar brincando, valorizando e contribuindo para a ampliação e fixação do conhecimento, despertando a vontade de aprender.

Palavras-chave: Geografia; Conteúdo; Resultado.


Texto completo:

PDF

Referências


REGO, N.; CASTROGIOVANNI, A. C.; KAERCHER, N. A. Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SÃO PAULO. Ensino Fundamental de Nove Anos. Orientações pedagógicas para os anos iniciais. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2010.

VESENTINI, J. W. (Org.) O Ensino de Geografia no Século XXI. Campinas: Papirus,2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga