BINGO GEOGRÁFICO

Conteúdo do artigo principal

Luciana Gomes LAGOEIRO
Fernando Kleber Ribeiro ANTUNES

Resumo

Elaboração de um bingo geográfico de temas diversificados no conteúdo de geografia foi desenvolvida para alunos do 7° ano do ensino fundamental, com o objetivo de contribuir de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem despertando o desejo de conhecer mais os assuntos que envolvem a ciência geográfica, aguçando os alunos para aprender geografia de forma lúdica quebrando práticas tradicionais para o aprendizado. Auxiliar o Professor em sala de aula. Ajudando os alunos com maior dificuldade de sobre o conteúdo da matéria ministrada. Para o desenvolvimento da atividade, cada aluno receberá uma cartela com 11 respostas das dicas que serão \"cantadas\" pelo professor, após a explicação da matéria em questão. O professor sorteará as dicas, e o aluno por sua vez verificará se está de acordo com as respostas de sua cartela. Ganha o aluno que primeiro completar corretamente a cartela. A premiação deve ser combinada entre professor e aluno. O tempo estimado para aplicação do jogo é de 2 horas/aula. Esse jogo foi aplicado para um determinado conteúdo, mas pode ser adaptado para diferentes temas geográficos. O bingo tem como objetivo estimular a atenção e concentração dos alunos, desenvolver o raciocínio lógico, além de reforçar a compreensão do conteúdo/assunto desenvolvido em sala de aula. Poucos alunos tiveram dificuldades, havendo um maior interesse dos alunos no conteúdo estudado. Mostrando que de uma forma lúdica prende-se a atenção do aluno e o faz aprender brincando. Tendo em vista todo esse processo de observação e aplicação, podemos concluir que a aplicação de jogos no Ensino de Geografia é realmente válida e acrescenta muito ao aprendizado do aluno, além de ser um meio alternativo de ensinar brincando, valorizando e contribuindo para a ampliação e fixação do conhecimento, despertando a vontade de aprender.

Palavras-chave: Geografia; Conteúdo; Resultado.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

REGO, N.; CASTROGIOVANNI, A. C.; KAERCHER, N. A. Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SÃO PAULO. Ensino Fundamental de Nove Anos. Orientações pedagógicas para os anos iniciais. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2010.

VESENTINI, J. W. (Org.) O Ensino de Geografia no Século XXI. Campinas: Papirus,2004.