CINEMA NAS AULAS DE ESPANHOL: PERSPECTIVAS CULTURAIS E PRODUÇÃO TEXTUAL

Conteúdo do artigo principal

Thaíse Gonçalves DIAS
Karina de OLIVEIRA

Resumo

Este projeto pretende apresentar uma atividade desenvolvida no CEL (Centro de Estudos de Línguas), integrado à escola E.E Dr. José Manoel Lôbo, localizada em Votuporanga/SP. O trabalho foi realizado em uma turma de nível avançado, que pertence ao primeiro estágio do terceiro ano da turma de espanhol, com 16 alunos. O objetivo principal foi o de aproximar os estudantes de língua espanhola da cultura dos países hispano-falantes, por meio do cinema. O referencial teórico conta com estudos de Moran (2004), Napolitano (2006), Bakhtin (2000), Marcuschi (2008), e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). No que tange ao desenvolvimento das atividades, foram selecionados filmes como: Maria Cheia de Graça, produção colombiana/americana, Diários de Motocicleta, dirigido por Walter Salles, Valentín, um filme argentino, dentre outros. Os filmes funcionavam como um ponto de partida para as discussões realizadas em sala de aula, abordando diferenças culturais, curiosidades, além de direcionar um tema para as produções textuais.  Após assistirem à película, os bolsistas do PIBID fizeram uma proposta de criação diferente, com suporte teórico devidamente oferecido para cada gênero, os discentes produziram, em espanhol, cartas, notícias, resenhas críticas, sinopses e, por último, um artigo de opinião. Portanto, os resultados obtidos foram totalmente satisfatórios, visto que os estudantes conheceram produções específicas de alguns países falantes da língua espanhola, praticaram a compreensão auditiva e também redigiram textos no idioma já mencionado.

Palavras chave: língua espanhola. cinema. cultura.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermanita Galvão. Revisão técnica Maria Appenzeller. 3. e. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: 3° e 4° ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Editora Parábola, 2008.

MORAN, José Manoel. MASETTO, Marcos T. BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. Ed. Campinas-SP: Papirus, 2004.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. 4. Ed. São Paulo: Contexto, 2006.