COOPERATIVISMO COMO FORMA ESTRATÉGICA DE GERENCIAMENTO DE PESSOAS

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Kelly Silvestrini PRANDINI
Marisa Aparecida FERREIRA

Resumo

O cooperativismo é uma forma estratégica de gerenciamento de pessoas e entender o clima organizacional como uma ferramenta é fator influenciador nos resultados da empresa. As cooperativas possuem um clima organizacional diferente das organizações tradicionais, pois tem o foco no comprometimento e desempenho de todos os envolvidos, para obtenção de melhores resultados e esses serem diferenciados. A pesquisa de campo se deu com a aplicação de questionário, que pode fazer a análise do clima organizacional na Cooperativa de Crédito. O estudo de caráter descritivo e exploratório foi aplicado aos gestores e colaboradores internos. Com isso pode-se conhecer os sentimentos em relação: Motivação, Política Salarial, Relacionamento com a chefia, Oportunidade de carreira, Relacionamento no trabalho, Cultura Interna, Princípios e Valores dentre outros. Os resultados indicam-se que a cooperativa privilegia as pessoas, gerando recursos para manutenção, expansão e diversificação, em um empreendimento de autogestão para fazer frente as aspirações econômicas e sociais como forma de diferenciação financeiro. Cuida das condições ambientais, por acreditar que influencia o resultado final, as condições de higiene, segurança, bem como a luminosidade, ruídos, ar, temperatura, entre outros fatores. Se o gestor souber aproveitar o melhor de cada indivíduo a organização propiciará um bom clima organizacional despertando maior satisfação com a liderança. O líder é visto como um agente de mudanças e soluções á medida que a comunicação seja clara e que valoriza o desempenho coletivo dos colaboradores. A medida que as pessoas vão sendo inseridas a ambientes com esse enfoque organizacional, são pressionadas a desenvolverem um perfil multifuncional, com flexibilidade e adaptações necessárias para o desenvolvimento de valores éticos e técnicos com simplicidade e transparência na execução das atividades, usando recursos (estratégicos, táticos, operacionais e técnicos) que supram todas os trabalhos diários, centrados na abordagem gerencial de uma cultura organizacional integra e esclarecedora agregando valores aos serviços prestados.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS