CRÔNICA DESPORTIVA

Conteúdo do artigo principal

Leticia Yury HATANO
Adriana Cristina Ribeiro de DEUS
Paulo Rogério FERRAREZI

Resumo

Gênero Textual é o nome que se dá às diferentes formas de linguagem empregadas nos textos, estas formas podem ser formal ou informal, esta é uma forma como a língua se organiza para se manifestar nas mais diversas situações de comunicação. De acordo, com Schneuwly e Dolz (2004), optar por trabalhar com gêneros textuais, principalmente a crônica, possibilita a diversidade na metodologia adotada pelo professor, além de mudar os objetivos para o processo de aprendizagem. A crônica é um forte exemplo de gênero textual, visto que se trata de uma narração curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa transmitida no transcurso dos dias ou das semanas. Segundo Arrigucci Júnior (1987), a crônica traduz um conjunto de fatos corriqueiros do dia-a-dia, fatos da atualidade, tornando-se instrumento de informação. O projeto foi criado para acarretar um suporte maior no conhecimento sobre crônica e também em relação aos esportes. Na inicialização do projeto foi transmitido aos alunos as características da crônica e como produzir uma, a partir disso foi imposto que criassem a própria crônica de acordo com o evento ocorrido este ano em Toronto, o Pan. Visto que os alunos demonstraram conhecimento sobre o universo das crônicas, apresentamos a crônica ¿A pátria em chuteiras¿ de Nelson Rodrigues, possibilitando assim um conhecimento abrangente sobre crônica desportiva. Na finalização dos trabalhos os alunos produziram sua própria crônica esportiva, e por fim cada texto escrito foi corrigido ao lado do aluno mostrando os acertos e erros que cada um obteve.Com isso, possibilitou aos alunos tomarem base discursiva e conhecimento sobre crônica, e percepção do quanto é usada cotidianamente.

Palavras Chave: Gênero textual. Crônica esportiva. Metodologia de ensino.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

ARRIGUCCI, DavidJunior. Fragmentos sobre crônica: Ensaios sobre Literatura e Experiência. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

RODRIGUES, Nelson. A pátria em chuteiras: Novas Crônicas de Futebol.São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. (Orgs.)Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Org. Roxane Rojo; Glais Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras. 2004.