CULTURA E CULINÁRIA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA

Conteúdo do artigo principal

Aniely Thais Pupim da SILVA
Caroliny Ramos BARBOSA
Karina de OLIVEIRA

Resumo

O resumo pretende apresentar um projeto desenvolvido em escola parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Subprojeto Letras-Espanhol. O objetivo principal da atividade foi o de unir o estudo da língua espanhola ao da cultura de alguns países hispano-falantes, abordando, em especial, a culinária. Justifica-se a realização dessa atividade, uma vez que o processo de aquisição de uma língua estrangeira não está desvinculado ao de suas manifestações culturais e artísticas (Teixeira, 2013, p.115).  Além disso, o trabalho também conta com o embasamento teórico dos Parâmetros Curriculares Nacionais, direcionados ao ensino de Língua Estrangeira (1998) e com estudos sobre língua e cultura de Elzimar Goettenauer (2005). No que confere às etapas de realização do projeto, primeiramente, foi feita uma aula expositiva e dialogada, com apresentações de algumas receitas, de suas histórias e outras curiosidades do alfajor, dos churros e do brigadeiro mexicano. Na sequência, os alunos foram convidados a criar um roteiro para um programa culinário, em que recriavam receitas com diversos sabores de brigadeiro, tais como: brigadeiro com canela, brigadeiro com coco etc. Para encerrar, os estudantes apresentaram suas produções, simulando um programa de televisão, com um quadro culinário chamado Saiba mais, no qual ensinavam o preparo de algumas receitas aos telespectadores. Por fim, quanto aos resultados, pôde-se notar que os discentes puderam conhecer receitas típicas da cultura espanhola e latino-americana, além de se comunicarem no idioma em questão por meio de gêneros orais e escritos, ressignificando, aliás, o conhecimento que obtiveram quando criaram suas próprias receitas.

Palavras chaves: Ensino de Língua Estrangeira. Língua Espanhola. Cultura.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

GOETTENAUER, Elzimar. Espanhol: língua de encontros. In: SEDYCIAS, José (org.). O ensino do espanhol: passado, presente e futuro. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

TEIXEIRA, Cássia dos Santos. Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem. In: Trama, n.18, p.115-127 jul./dez.,2013.