CYBERBULLYING

Karina Zara GOMES, Luiz Fernando de Oliveira ANTONIO, Camilo Augusto Giamatei ESTELUTI

Resumo


Este trabalho consiste no resultado de um projeto desenvolvido no Pibid Letras-Inglês da UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga, subprojeto que atua em uma escola pública de Votuporanga-SP, e tem como base a conscientização sobre o cyberbullying, ou seja, o bullying virtual, por meio do debate e com a utilização de mídias digitais. O objetivo do projeto foi conscientizar os alunos a respeito desse tipo de bullying, que é bastante presente nos dias de hoje, além de familiarizá-los com a língua inglesa. Esta atividade se alicerça aos estudos de Lévy (1999) e Ilari (2012), autores que discorrem sobre os temas abordados nesse trabalho. Quanto à execução do projeto, inicialmente, o termo cyberbullying foi apresentado aos alunos por meio de um texto explicativo e um vídeo, ambos em língua inglesa, sobre as causas e os tipos mais comuns do bullying em geral.  Logo após, foi promovido um debate com a divisão dos alunos em dois grupos, aqueles que são contra o exibicionismo em redes sociais e os que são favoráveis. Para finalizar, alguns alunos participaram da gravação de um vídeo relatando experiências de bullying, virtuais ou não, sofridas por eles e por outros. O objetivo do projeto foi alcançado, porque os discentes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a temática e todos puderam expressar suas opiniões por meio do debate ou da gravação do vídeo.

Palavras-chave: Língua inglesa. Cyberbullying. Senso crítico.


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Referências


LÉVY, Pierre. Cyberculture. Tradução por Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

ILARI, Mayumi Denise. Ensino de língua inglesa: foco em estratégias. São Paulo: Disal, 2012.


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