DOMINÓ GEOGRÁFICO: CONHECENDO OS ESTADOS BRASILEIROS

Ana Paula Minucelli JACINTO, Fernando Kleber Ribeiro ANTUNES

Resumo


Conhecer o espaço e o meio onde vivem, e promover por meio de competição a busca pelo conhecimento, desenvolver atividades que contemplassem diferentes habilidades e inteligências dos alunos como visuais, motoras e estimular a criatividade e permitir conexões, por parte dos alunos, da matéria com a sua realidade, a fim de permitir abstrações maiores com o passar do tempo. As ações dos professores de Geografia devem e podem estimular o aluno como atuante no processo de formação do espaço, o aluno, sujeito do espaço, deve ser estimulado a conhecer o mundo nas suas diferentes dimensões. Comparar as realidades dos estados brasileiros e suas desigualdades. Esta atividade foi elaborada para alunos do 7°ano do ensino fundamental, tendo como objetivo fazer com que os alunos reconheçam e identifiquem os Estados e as Regiões do Brasil. Ajudar na fixação dos conteudos relacionados as regiões, capitais e estados Brasileiros. Desenvolvendo habilidades que lhes serão úteis no dia-a-dia. Aguçando a concentração nas atividades propostas relacionadas ao tema, ter maior entrosamento entre os alunos, desenvolvendo o raciocínio, a capacidade de identificar erros e procurar alternativas para a correção. Motivando e despertando o interesse do aluno em conhecer seu país.As atividades foram muito produtivas com grande participação de todos os alunos, proporcionando à professora inovação e mudança na metodologia utilizada em sala de aula e as alunas do PIBID experiência e conhecimento, mostrando como de uma forma lúdica, mas com grandes aprendizados um jeito diferente de ensinar geografia. Podemos notar que uma parte dos alunos tiveram um pouco de dificuldade na localização das regiões, mas com o auxilio do Atlas desenvolveram a atividade normalmente.Houve uma evolução no interesse dos alunos para com o assunto proposto, tendo resultados satisfatórios para os estudantes, as bolsistas do PIBID e a professora.

Palavras-chave: Estados; Regiões; Localização.


Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Alexandre et al. Os quadrinhos no ensino de Geografia. In: Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2008. (Coleção como usar na sala de aula).

CARVALHO, A. M. P. de (org.). Ensino de Geografia. [S.l.]: Cengage, 2009.

CASTELLAR, S. M. V. (Org.) Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga