E. E. PROF.ª ESMERALDA SANCHES DA ROCHA - UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DO PIBID INTERDISCIPLINAR UNIFEV

Conteúdo do artigo principal

Thais Carrasco Araujo PINTO
Isis Parise BIAZOLLI
Marisa Mauricio Carrasco DIONISIO

Resumo

Introdução: A escola é uma realidade social porque, além da estrutura física, é um espaço de ações realizadas por pessoas num sistema de interação (ALVES-PINTO, 1992). O papel da avaliação tem como foco \"a perspectiva da ação avaliativa como uma das mediações pela qual se encorajaria a reorganização do saber. Professor e aluno buscando coordenar seus pontos de vista, trocando ideias, reorganizando-a (HOFFMANN, 1991). Objetivos: É imprescindível, portanto, que os bolsistas do PIBID Interdisciplinar conheçam a realidade escolar e o contexto no qual a escola está inserida. Assim, os bolsistas de iniciação à docência podem propor atividades no sentido de aprimorar as ações de ensino-aprendizagem. Metodologia: Pesquisa em campo sobre a realidade da E. E. Profa. Esmeralda Sanches da Rocha, por meio de questionários, entrevistas e consulta a documentos. Resultados e conclusão: A escola parceira do PIBID localiza-se na periferia da cidade de Votuporanga, oferecendo os níveis de ensino fundamental, ciclo II e médio, nos períodos matutino, vespertino e noturno. A nota atual do IDEB da escola é 0,4. Nas provas do SARESP, o Ensino Médio atingiu a média no ano de 2014, o Ensino Fundamental obteve nota zero. Há 492 alunos matriculados, dos quais 365 cursam o ensino fundamental e 183, o ensino médio. Há uma sala de recursos especiais com 4 alunos.  Também há alunos de inclusão com deficiência auditiva e/ ou intelectual e alunos em liberdade assistida, todos no ensino fundamental. Não há biblioteca, existe somente uma sala de leitura, o laboratório não está sendo utilizado, há sala multimídia e quadra. Os problemas mais comuns são a violência, alunos usuários de drogas e a falta de participação dos responsáveis pelos alunos. A atuação do PIBID deve envolver  atividades que venham de encontro às necessidades da escola, no sentido de minimizar problemas e aprimorar a aprendizagem.

Palavras-chave: Avaliação Diagnóstica. PIBID-Interdisciplinar UNIFEV. E.E. Profa. Esmeralda Sanches da Rocha-Votuporanga. 

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

PINTO, Maria da Conceição Alves. (1992), Formas de Estar na Escola, in ISET, Caderno nº1, I Módulo, pp.41-46

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito e desafio - uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Editora Mediação, 1991