EFEITOS DE ESTÍMULO VISUAL DURANTE A REALIZAÇÃO DE TESTES PARA MENSURAR A APTIDÃO FÍSICA EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Conteúdo do artigo principal

Vitor Hugo Sremin dos SANTOS
João Paulo Pissolato TORRES
Leonardo Gasques Trevisan COSTA

Resumo

Um adequado nível de aptidão física apresenta-se associado a bons indicadores de saúde, tais como: baixos níveis de colesterol e triglicerídeos, pressão arterial e sensibilidade à insulina equilibrada, menores riscos de obesidade, baixa prevalência de lombalgias e desvios posturais. Além disso, a avaliação da aptidão física possibilita a identificação de características inerentes a algumas populações e as diferenças existentes entre elas e outras populações, além de permitir a comparação de subgrupos de uma mesma amostra. De acordo com o exposto, o presente trabalho teve como objetivo primário mensurar a aptidão física de pessoas com deficiência intelectual e analisar os efeitos de estímulos visuais durante a realização dos testes. Para tanto, a amostra foi composta por 20 sujeitos de ambos os sexos com 09 a 18 anos, matriculados em uma instituição educacional especializada em Fernandópolis \" SP. Os testes de aptidão física foram realizados em dois momentos: no pré-teste, salto horizontal e arremesso de medicine ball sem estímulo visual e pós-teste, salto horizontal e arremesso de medicine ball com estímulo visual. Para análise estatística, recorreu-se ao teste de Shapiro Wilk, Mann-Whitney e Wilcoxon. Em relação aos resultados, observou-se que o estímulo visual apresentou efeitos estatisticamente positivos no salto horizontal e negativos para o arremesso de medicine ball, entretanto, sem significância estatística. Com isso, conclui-se que o estímulo visual deve ser utilizado com cautela, pois pode produzir tanto efeitos positivos quanto negativos durante a realização de testes de aptidão física para pessoas com deficiência intelectual. 

Palavras-chave: Deficiência intelectual. Aptidão física. Testes e medidas.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

EXERCÍCIO, saúde e bem-estar. In: CASTRO, Eliane Mauerberg de. Atividade Física Adaptada. 3. ed. Ribeirão Preto, Sp: Tecmedd, 2005. Cap. 14. p. 377-378.

SHORT, Francis X.. Aptidão Física. In: WINNICK, Joseph J.. EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES ADAPTADOS. Barueri,sp: Manole Ltda, 2004. Cap. 21, p. 366.

FERREIRA, Marcos Santos. APTIDÃO FÍSICA E SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AMPLIANDO O ENFOQUE. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, p.41-54, jan. 2001. Disponível em: <http://rbceonline.org.br/revista/index. php/RBCE/issue/view/92>. Acesso em: 30 nov. 2014.

NAHAS, Markus Vinicius. ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: CONCEITOS E SUGESTÕES PARA UM ESTILO DE VIDA ATIVO. 02 ed. Londrina, PR. Midiograf, 2001.