ENGLISH LITERATURE: ACTING SCENES

Conteúdo do artigo principal

Mariani Nunes BRASIL
Camilo Augusto Giamatei ESTELUTI

Resumo

Este trabalho consiste no resultado de um projeto desenvolvido no Pibid Letras-Inglês, que atua na escola Profª Uzenir Coelho Zeitune, de Votuporanga-SP, em que se buscou desenvolver o conhecimento em Literatura Inglesa nos alunos assistidos. De acordo com Scheyerl (2009), "o ensino e a aprendizagem da língua inglesa nas escolas públicas precisa também atender às exigências de hoje. Eles têm sido baseados nos aspectos gramaticais apenas. Por isso tem sido maçante e desinteressante".  Quanto à literatura inglesa Burguess (2008) afirma que "o estudante de literatura deve também manter sempre um interesse vivo na música e pintura, escultura, arquitetura, cinema e teatro." Assim, com base nos referidos autores, esta proposta de atividade se justifica, pois nos planos de ensino das escolas públicas, podemos perceber que poucos temas se relacionam à literatura inglesa quando se trata do ensino da língua-alvo. Quanto à execução do projeto, que teve a duração de quatro semanas, no primeiro momento, foi pedido aos alunos que trouxessem livros e poemas com temáticas da literatura inglesa, a fim de se fazer uma ambientação sobre o tema geral. Posteriormente, os discentes realizaram algumas tarefas, como a encenação de uma pequena parte da peça "Romeu e Julieta", de Shakespeare, além de tecerem comentários após assistirem um vídeo da peça "Chuva Constante", encenada pelos atores Malvino Salvador e Augusto Zacchi, que interpretam um personagem da literatura inglesa. Por meio dessas etapas, conseguimos aproximar os alunos do aprendizado da língua não apenas por sua estrutura, mas principalmente pela cultura advinda de obras literárias e do teatro.

Palavras-chave: Ensino de língua inglesa. Literatura inglesa. Teatro.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

SCHEYERL, Denise Chaves de Menezes. Qual a verdadeira finalidade do ensino da língua inglesa na escola? Disponível em: <http://www.sala.org.br/index.php/estante/academico/468-qual-a-verdadeira-finalidade-do-ensino-da-lingua-inglesa-na-escola>. Acesso em 19 de outubro de 2015.

BURGESS, Anthony. A literatura inglesa. São Paulo: Ática, 2008.