ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: A CULTURA POR MEIO DE LENDAS LATINO - AMERICANAS

Conteúdo do artigo principal

Igor FERNANDES
Karina de OLIVEIRA

Resumo

Este trabalho pretende apresentar uma atividade desenvolvida no CEL (Centro de Estudos de Línguas), integrado à escola E.E Dr. José Manoel Lôbo, localizada em Votuporanga/SP. O projeto foi realizado com uma turma concluinte, que pertence ao último estágio do curso de espanhol e é composta por 17 alunos. O objetivo principal dessa iniciativa foi o de abordar questões culturais, mostrando que as lendas fazem parte da tradição oral de todos os povos. No que confere às etapas de desenvolvimento da atividade, de início, os bolsistas expuseram algumas lendas previamente selecionadas e estudadas, tais como: "La Llorona", do México, e "La Patasola", da Colômbia. As lendas foram expostas de duas maneiras, primeiro, de forma escrita, em que os alunos puderam ler e conhecer novos vocabulários e, em segundo, por meio de vídeos, para que pudessem ouvir as histórias em espanhol. Na sequência, também foram apresentadas histórias populares e fotografias que envolvem o Cemitério da Recoleta, localizado em Buenos Aires. Como fechamento do projeto, os estudantes redigiram um folheto de jornal, intitulado "El Asombroso", com lendas que os próprios discentes pesquisaram ou que já conheciam. A partir disso, utilizaram o vocabulário aprendido e todo o material que foi estudado, praticando, nesse momento, a modalidade escrita da língua espanhola. De um modo geral, o trabalho apresentou resultados muito positivos, uma vez que o tema atraiu o público em questão, além de recuperar a importância da tradição oral,  presente na raiz de todas as culturas.

Palavras-chave: Língua Espanhola. Metodologia. Lendas.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS