EXPLORANDO AS REGIÕES BRASILEIRAS: IDENTIFICANDO O MEU MUNDO

Conteúdo do artigo principal

Luis Henrique Oliveira NASCIMENTO
Keylla Cristina Domingues GIMENES
Heliana Cristina SOAVE

Resumo

O projeto trata de um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem transformadora de conceitos sobre as regiões do Brasil, pois é nesta fase que os alunos passam por um processo de interiorização de seus costumes que levará para a vida adulta. O projeto foi realizado com os alunos de 09 e 10 anos, em Votuporanga/SP, no CEM Prof. Benedito Israel Duarte, durante o 1º semestre de 2015. O objetivo do projeto foi promover a compreensão sobre a diversidades das regiões brasileiras, explorando seus costumes, hábitos, vestimentas e comidas típicas, ressaltando a diversidade de cultura em nossa nação. O tema foi abordado devido à necessidade de ensinar aos alunos a miscigenação de fatores culturais que compõem o povo brasileiro. De modo geral percebeu-se que houve uma evolução de cada aluno, que contribuiu para o desenvolvimento do objetivo do projeto e do grupo de forma coletiva, onde aprenderam. De início, encontramos dificuldades para seleção de atividades que despertassem a atenção dos alunos, foi percebido pela experiência, a forma correta de aplicar as atividades, optando sempre por diversificar com atividades impressas, vídeos e práticas, tais como cartazes vídeos explicativos e brincadeiras. Então conseguimos analisar o tempo que os alunos iriam demorar para realizar cada atividade e, desta maneira, começamos a organizá-las conforme o objetivo e o tempo estimado. Com o decorrer, avaliamos que os alunos têm curiosidade e afeição pelos materiais multimídias e começamos a usá-lo a nosso favor. Por fim, conseguimos alcançar nossas perspectivas por meio da compreensão dos alunos, mediante as atividades desenvolvidas durante o projeto que despertou o conhecimento a prática adequada para o conhecimento da cultura de cada região brasileira.

Palavras chave: Ensino. Geografia. Aprendizagem. 

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia .Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF

Resolução CNE/CEB 7/2010. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de dezembro de 2010, Seção 1, p. 34.