FORMAÇÃO DE PALAVRAS ATRAVÉS DE ALFABETO LÚDICO UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NO PIBID INTERDISCIPLINAR DA UNIFEV

Conteúdo do artigo principal

Adriano Pinheiro Santos JÚNIOR
Marisa Mauricio Carrasco DIONISIO

Resumo

Durante as atividades do Pibid Interdisciplinar da UNIFEV na E. E. Profa. Esmeralda Sanches da Rocha, em Votuporanga-SP, percebeu-se que os alunos das salas de recursos especiais tinham dificuldades de alfabetização, leitura e interpretação. No entanto, Andrade (2014) afirma que no Brasil, as dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita atingem cerca de 30% a 40% das crianças do ensino fundamental. Capovilla e Capovilla (2000) consideram que tais dificuldades são causadas por uma multiplicidade de fatores, dentre os quais podem estar questões socioeconômicas, culturais, pedagógicas e de formação de professores. Com relação a esse problema, estudos realizados por Almeida (2012) sugerem que o risco de uma criança apresentar dificuldades na leitura e escrita pode ser reduzido quando instruções sistemáticas, de alta qualidade são fornecidas pelo professor em sala de aula. Assim, o presente trabalho relata uma atividade proposta para alfabetizar de maneira lúdica e divertida, ensinando a formação de sílabas e palavras. Utilizou-se papel cartão para confeccionar o suporte de letras e as letras do alfabeto, sendo vogais e consoantes separadas em cores diferentes. Durante a aula o professor deve expor o quadro alfabético para a sala propondo que o aluno forme sílabas e palavras, movimentando as letras no quadro alfabético. Espera-se que os alunos possam aprimorar seu conhecimento das letras, sílabas e palavras, melhorando sua leitura e interpretação, o que facilitará o entendimento dos conteúdos não só de língua portuguesa, mas também de outras disciplinas da matriz curricular.

Palavras-chave: Leitura e interpretação. Alfabetização. PIBID Interdisciplinar UNIFEV.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

ALMEIDA R.P. Prevenção e remediação das dificuldades de aprendizagem: adaptação do modelo de Resposta à Intervenção numa amostra brasileira [Dissertação de mestrado]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 2012.

ANDRADE, ELIZABET M.A. et al . Eficácia de um programa de intervenção fônica para crianças com dificuldades de leitura e escrita. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 31, n. 95, 2014 . Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php? Acesso em 10 out. 2015.

CAPOVILLA A.G.S, CAPOVILLA F.C. Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. 2ª ed. São Paulo: Memnon Edições Científicas; 2000.