JOGO DA VELHA GEOGRÁFICO

Conteúdo do artigo principal

Luciana Gomes LAGOEIRO
Fernando Kleber Ribeiro ANTUNES

Resumo

O uso de jogos didáticos em sala de aula é considerado uma estratégia eficiente, pois foge dos métodos de ensino tradicional. Conforme as Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental. Estes documentos, que orientam o ensino em Geografia no Ensino Fundamental no Brasil, apresentam os jogos como recursos úteis aos processos de ensino e de aprendizagem. Esta atividade foi desenvolvida para os alunos do 7° ano do ensino fundamental para proporcionar de forma dinâmica e lúdica a revisão do conteúdo sobre os tipos de clima e biomas do Brasil. O jogo da velha foi elaborado para ajudar na fixação dos conteudos relacionados aos tipos de clima e biomas brasileiros. Inicialmente são criados perguntas junto com a professora, que foram feitas apartir das dificuldades que os alunos tiam sobre os temas, formam-se as equipes, a equipe do X e a equipe do 0. A equipe que iniciar o jogo deve escolher o quadrado que deseja marcar o seu símbolo e então o controlador do jogo deve fazer a pergunta, caso a equipe acerte o símbolo é marcado, porém se a equipe errar passará sua vez à outra equipe, sem obter pontuação. A equipe que primeiro marcar uma sequência de três símbolos ganha o jogo. Os alunos mostraram grande interesse em jogar e responder mostrando que queriam mais atividades. Tiveram grande participação no jogo, sendo que todos jogaram. Notou-se um pouco de dificuldade de alguns alunos, mas nada que atrapalhasse a atividade. Tanto as alunas do PIBID quanto a professora saíram satisfeitas com os resultados obtidos com a atividade.

Palavras-chave: Dinâmica; participação; resultados.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino fundamental. Cadernos CEDES, 25(66), p. 227-247, Aug., 2005.

CASTROGIOVANNI, A. C. (org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

GRATÃO, L. H. B.; CALVENTE, M. C.. H.; ARCHELA, R. S. Múltiplas Geografias: ensino-pesquisa-reflexão. Vol. V, Londrina: Ed. Humanidades, 2008