JORNALISMO NO INTERIOR: UMA ANÁLISE DO JORNAL IMPRESSO O LIBERAL DE ESTRELA D'OESTE

Conteúdo do artigo principal

Daniele de Carvalho TOMAZ
Paulo Eduardo de Mattos STIPP

Resumo

O estudo sobre imprensa do interior ainda é restrito. É um assunto pouco estudado, já que o conteúdo dos jornais de pequenas cidades são os acontecimentos locais. A principal dificuldade dos jornais é a de manter-se como uma empresa, ou seja, depender apenas de seu trabalho para ter espaço no mercado da comunicação. O objetivo é resgatar a história do jornalismo impresso como uma forma de registro histórico, social e cultural do município de Estrela d'Oeste, interior do Estado de São Paulo, já que se trata de uma cidade pequena; e também reconhecer características dos jornais do interior no "O Liberal". A metodologia de pesquisa aplicada será o estudo de caso; análise documental para coleta de dados sobre a circulação do "O Liberal"; e pesquisa bibliográfica. Percebeu-se, por meio da análise mensal das edições de janeiro à junho de 2015, que o jornal atualmente prioriza mais assuntos referentes à Prefeitura Municipal e deixa em segundo plano os acontecimentos da comunidade. Em relação à estrutura, "O Liberal" não é dividido em editorias, e suas matérias ficam entre o local e o nacional. Propõe-se assim, a reformulação do jornal, reorganizando as editorias e resgatando a identidade da comunidade em suas páginas, mantendo sempre em seu conteúdo o localismo.

Palavras-chave: Jornalismo Impresso. Jornais do Interior. Imprensa Local.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

CAMPONEZ, Carlos. Jornalismo de proximidade: rituais de comunicação na imprensa regional. Coimbra: Minerva, 2002.

DORNELLES, Beatriz. Jornalismo "comunitário" em cidades do interior uma radiografia das empresas jornalísticas: administração, comercialização, edição e opinião. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 2004.

PERUZZO, Cicilia Krohling. Revisitando os s comunicação popular, alternativa e comunitária. Brasília: Intercom, 2006. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/1163383961522958246441433175392174965949.pdf. Acesso em: 4 fev 2015.