LEARNING ENGLISH WITH PINTEREST

Bianca Morissugui CARDOSO, Camilo Augusto Giamatei ESTELUTI

Resumo


Este trabalho consiste em apresentar os resultados obtidos a partir de um projeto desenvolvido no Pibid Letras-Inglês, que atua na escola Profa Uzenir Zeitune Coelho de Votuporanga-SP, em que se buscou trabalhar a língua inglesa no nível cultural e escrito, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação. O trabalho se apoia nos estudos de Paiva (2008) que mostram que as tecnologias foram evoluindo ao longo do tempo, mas o processo de inserção no contexto escolar ocorria tardiamente, seja pela falta de preparação do professor ou por receio quanto aos seus efeitos. Mediante a realidade virtual contemporânea, faz-se necessária uma mudança no sistema de ensino em que predomina o uso de apenas giz, lousa e livro. Roxane Rojo (2013 p.7) afirma que a instituição de ensino deve preparar a comunidade para uma sociedade que tende a se tornar cada vez mais digital e para conhecer o espaço virtual onde pode-se encontrar, de forma crítica, com diferenças e identidades diversas. Deste modo, para comprovar que as tecnologias podem e devem ser utilizadas como aliadas no processo de ensino-aprendizagem, foi elaborada uma proposta de aula em forma de projeto, utilizando a rede social Pinterest para trabalhar a língua inglesa e a cultura dos povos que a tem como idioma oficial. Ao longo das aulas, houve a parte teórica, explicando as regras do Simple Present, o tipo textual descritivo e os gêneros em que se encontram a descrição; apresentação da proposta de criação de mural pelo Pinterest, demonstrando imagens para ensinar como fazer; e apresentações dos painéis. Os resultados da experiência sugerem que é possível aprender pelo meio virtual, utilizando as redes sociais. Assim, este trabalho mostra os benefícios ao fazer o uso da Tecnologias de Informação no ensino de línguas em sala.

Palavras-chave: Ensino de língua inglesa. Internet. Pinterest.


Texto completo:

PDF

Referências


PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. 2008. Disponível em: . Acesso em 04 de maio de 2015.

ROJO, Roxane (Org). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga