MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS PEQUENAS: BRINCANDO COM O RACIOCÍNIO LÓGICO

Lucia Maria Ribeiro Aguiar Migue JARDIM, Lorrana Nascimento BILIAZZI, Maria da Graça Martins RIBEIRO

Resumo


O projeto, "Matemática para crianças pequenas", busca confrontar outras disciplinas, gerando novos dados que as articulem entre si. Procuramos promover e valorizar o raciocínio lógico, o pensamento operatório nos números, nas operações numéricas, nas contagens orais e nas noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano; otimizar ambientes propícios à comunicação de ideias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática; ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios. Despertar o interesse e o raciocínio dos alunos, interagindo de forma natural com o uso dos numerais no seu cotidiano, a partir da curiosidade e do entusiasmo das crianças, para levantar e testar hipóteses, incentivar a explorar ideias em forma de jogos, músicas, danças, histórias e brincadeiras. Usar os conhecimentos que as crianças possuem, nas diferentes experiências vividas, apresentando a busca de novas informações na qual elas possam desenvolver e descobrir suas capacidades de deduzir, generalizar, formular hipóteses, sintetizar e argumentar, para que busquem soluções e dividam com os colegas as dúvidas e as descobertas, explorando o lado mais criativo e assim assumindo uma postura mais independente e segura, sem ficar esperando respostas e nem tentar adivinhar o que o professor questiona. Na nossa iniciação, observamos a necessidade de uma multiplicidade de saberes pedagógicos exigidas para lidar com as crianças, e foi uma experiência muito importante para a nossa identidade profissional, podendo sentir as deficiências, dúvidas e preferências que apenas na teoria seriam impossíveis; o projeto foi bem aceito pelos alunos na maioria das vezes, mas com um resultado não alcançado por todos, nos fazendo perceber os erros, acertos e reajustes no método aplicado.

Palavras-chave: Matemática; Raciocínio lógico; Lúdico.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga