MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA REMOÇÃO DE METAIS PESADOS NA ÁGUA

Conteúdo do artigo principal

Carla Caires da SILVA
Larissa Cristina BENTO
Ana Maria Mateus MARTINS

Resumo

Nos dias atuais, devido ao grande crescimento mundial, tem-se por uma das inúmeras consequências a quantidade de metais pesados que são encontrados na água. Tal fato ocorre por motivos de descarte de maneira errada e uso inapropriado dos metais nas indústrias têxteis, de couro, papéis, plásticos, agrícolas, domésticas, entre diversas outras. A fim de encontrar meios eficazes para remoção dos metais presentes na água, foram estudados dois métodos da literatura. O primeiro método é a Remoção de Chumbo(ll) em sistemas descontínuos por carvões ativados com ácido fosfórico e com vapor, estudado por Bueno et al, que consiste na adsorção por carvão ativado para remoção do chumbo. Neste processo o chumbo é adsorvido na superfície do carvão ativado, pois o mesmo é um material poroso com grande capacidade de adsorção. Foram estudadas adsorções em superfícies com propriedades ácidas e superfícies com propriedades alcalinas. Os resultados foram apresentados por analises de adsorção e dessorção do chumbo no carvão ativo, onde observou-se mais eficiência em superfícies com pH básico uma vez que os testes mostraram que a retenção dos metais é maior com o aumento do pH, pois nestas condições os sítios de troca estão menos protonados e, devido a isso, mais receptivos para reter os cátions presentes em solução. O segundo método é a Avaliação das sementes de Moringa oleifera como biosorvente aplicado a remoção de cádmio e cromo em sistemas aquíferos estudado por Costa e Coelho. Este processo consiste em secar, descascar manualmente, triturar as sementes de Moringa oleifera (polpa e casca) para tratar o pó obtido com NaOH e assim, obter um ótimo adsorvente para metais, utilizando as técnicas analítico-instrumentais como Termogravimetria, Microscopia eletrônica de varredura e Difração de raios-X. Tendo em vista que a remediação e o desenvolvimento de novas técnicas de remoção de metais pesados devem ocorrer o quanto antes, os dois métodos estudados da literatura mostraram-se eficientes e baratos. Entretanto, os dados apresentados nos trabalhos foram apenas qualitativos, o que nos motiva a explorar melhor estas técnicas de remoção de metais e apresentar resultados quantitativos referentes a eficiência dos mesmos em estudos futuros.

Palavras-chave: metais pesados, descontaminação, meio ambiente.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BUENO, C. I. de C; CARVALHO, W. A. Remoção de chumbo(II) em sistemas descontínuos por carvões ativados com ácido fosfórico e com vapor; Quím. Nova vol.30 no.8 São Paulo 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/qn/v30n8/a22v30n8.pdf >. Acesso em: 15 de outubro 2015

COSTA, B. E. dos S; COELHO, L. M. Avaliação das sementes de Moringa oleifera como biosorvente aplicado a remoção de cádmio e cromo em sistemas aquíferos; 2011. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/conpeex/pibic/trabalhos/BRUNO_EL.PDF>. Acesso em: 15 de outubro 2015.