O LAZER E SUAS INFLUÊNCIAS NOS PARQUES BRASILEIROS

Conteúdo do artigo principal

Mariana de Queiroz PIGARI
Amalia Luiza Poiani GOMES

Resumo

O artigo tem como objetivo geral, discutir o conceito de lazer que a sociedade pós-moderna vive. E, para tanto, se faz necessário o entendimento da relação existente entre trabalho/tempo livre/lazer, haja vista que muito do que a sociedade vive na atualidade possui uma carga histórica que a influencia. O objetivo específico abordado se desenvolve em torno do paisagismo nos parques brasileiros e os seus estilos de projeto, cada tipologia se vale de um conjunto de elementos baseado nos costumes da população contemporânea a sua época para assim poder atender aos seus anseios e atrair o maior público possível. Para firmar os conceitos trabalhados, ao final do artigo foi apresentado um estudo de caso elaborado sobre o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, que atualmente é o parque urbano de maior sucesso no Brasil. Finalizando, proponho a criação de uma praça na cidade de Jales, interior do estado de São Paulo. Concebida com o conceito de um parque urbano, contendo equipamentos que abrangem tanto o lazer contemplativo, quanto cultural e esportivo, equipamentos que promovem a integração da sociedade atraindo visitantes com serviços diversos como lanchonetes e cafés. Contudo a praça não perde a fluidez do seu espaço com a cidade, foi projetada para que os transeuntes possam caminhar em seu interior mesmo quando o objetivo é apenas cortar caminho para ir a algum ponto da cidade.

Palavras-chave: Trabalho. Lazer. Contemporâneo.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BRASILEIRO, M. D. S. O lazer e as transformações socioculturais contemporâneas. 2.ed. Portugal: Revista Lusófona de Estudos Culturais, 2013. v.1

MACEDO, S. S. SAKATA, F. G. Parque urbanos no Brasil. 2.ed. São Paulo: Edusp, 2002.

ESPAÇO virtual do parque do Ibirapuera. São Paulo: FNP online, 2015. Apresenta informações sobre o Parque do Ibirapuera. Disponível em: <http://www.parqueibirapuera.org/>. Acesso em 02 jun. 2015.

PROGRAMA Roda Viva. Entrevista em janeiro de 1999 com o Sociólogo italiano Domenico de Masi. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dh1TDyF14XU>. Acesso em 15 set. 2015.