O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDIO

Carlos Eduardo Ferreira ALVES, Fernando Kleber Ribeiro ANTUNES

Resumo


A avaliação é um processo pelo qual o professor irá avaliar o desempenho e os conteúdos assimilados pelos alunos durante o bimestre. A partir da avaliação o professor poderá saber se suas metodologias de ensino empregadas estão favorecendo a aprendizagem dos alunos, ou se deve adquirir novos métodos de ensino. O presente trabalho pretende estudar o processo de avaliação utilizado no Ensino Médio, com base nos parâmetros estabelecidos pelo MEC e nos estudos do Profº. Cipriano Carlos Luckesi. Segundo Luckesi, a boa avaliação deve envolver três passos: saber o nível atual de desempenho do aluno, comparar essa informação com aquilo que é necessário ensinar no processo educativo e tomar decisões que possibilitem atingir os resultados esperados. Para isso, deve ser estabelecida uma proposta distinta de avaliação que: deverão ser contínuas e compostas por instrumentos definidos pelo Projeto Pedagógico da escola, baseadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, como: tarefas, pesquisas, relatórios, seminários, projetos, trabalhos de grupo, materiais de aula, registros reflexivos, sendo que tais avaliações comporão a nota do aluno juntamente com as avaliações escritas individuais, as avaliações serão quantificadas e qualificadas ao longo do processo ensino e aprendizagem. Assim, a proposta desse trabalho tem como objetivo a reflexão sobre os atuais instrumentos de avaliação, bem como, sua eficácia com os resultados obtidos. De acordo com Luckesi, no processo de aprendizagem escolar deve-se utilizar a avaliação no lugar da verificação para fugir do aspecto classificatório. Atualmente o MEC estuda a ideia de utilizar o Enem como forma de avaliar o Ensino Médio, bem como, de utilizar esse instrumento para o ingresso no ensino superior.

Palavras-chave: Educação; Avaliação; Metodologia.


Texto completo:

PDF

Referências


Disponível em: acesso em: 15 out. 2015 às 07h50min.

Disponível em: acesso em: 15 out. 2015 às 08h45min.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga