O RONDONISTA E COMUNICADOR – UMA ANÁLISE SOBRE O PAPEL DO ESTUDANTE DE JORNALISMO NO PROJETO RONDON

Conteúdo do artigo principal

Nadya Dayane MARTINS
Paulo Eduardo de Mattos STIPP

Resumo

O trabalho propõe um estudo sobre as estratégias de comunicação desenvolvidas durante o Projeto Rondon “Operação Jenipapo em Mata Roma" Maranhão, no período de setembro de 2014 a fevereiro de 2015. O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa com iniciativa do Governo Federal e tem como objetivo promover a integração social por meio da participação voluntária de estudantes universitários. Atua em tríade: Ministério da Defesa, Instituição de Ensino Superior e Prefeituras Municipais. O trabalho de comunicação social para a Operação Jenipapo teve início em agosto de 2014 a partir da divulgação dos alunos selecionados para compor a equipe que representaria a UNIFEV no projeto. Foram elaboradas estratégias com base em assessoria de imprensa para divulgar as ações que seriam realizadas pelos universitários no Maranhão. O trabalho oferece um plano de comunicação que utiliza as mídias sociais (Facebook, Whatsapp e Blog) como principais meios de comunicação, além de meios tradicionais como o rádio, jornal impresso, e tevê. Dentre os produtos oferecidos estão: página na rede social Facebook; grupo no Whatsapp para interação dos rondonistas; relises à imprensa para formulação de matérias; spots para rádio; produção matérias; fotografia e elaboração de textos para compor o blog e página. Toda a proposta foi desenvolvida antes, durante e depois da operação, acompanhando toda a trajetória dos alunos nesta ação de cidadania e aprendizado.

Palavras-chave: Projeto Rondon; cidadania; assessoria de imprensa; mídias sociais; plano de comunicação.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

FERRARETO, Elisa Kopplin e FERRARETO, Luiz Artur. Assessoria de Imprensa: Teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Summus. 2009.

SOCIAIS. Para entender as mídias. De organização de Ana Brambilla com uma Licença Creative Commons, 2011. Disponível em: . Acesso em: 19 de set. de 2015.