O TEXTO INJUNTIVO DA TEORIA À PRÁTICA

Lucas Martins CUBO, Natacha Dazzi BRANQUINHO, Paulo Rogério FERRAREZI

Resumo


Foi realizado com os alunos do nono ano do ensino fundamental da E.E. Profª. Uzenir Coelho Zeitune o projeto "Texto injuntivo " da teoria a prática". O intuito deste trabalho foi apresentar o gênero textual injuntivo, incluindo suas características e variedades, além de exemplos presentes no cotidiano dos alunos. Além da parte teórica, realizamos também a parte prática, que constituiu no preparo de duas receitas culinárias na cozinha da escola, visando à melhor fixação do gênero proposto. No início, foi apresentado aos alunos uma breve aula teórica, exibindo o gênero e suas múltiplas características, além de teorias e exemplos para poder sanar as dúvidas. No fim deste encontro, foi combinado que no próximo iríamos para a cozinha preparar duas receitas, e entre eles, foi combinado o que cada um traria como ingrediente para o preparo. No segundo encontro, fomos à cozinha onde seguimos passo-a-passo duas receitas (pão de queijo e tapioca com recheio de brigadeiro) que ao fim, seriam consumidas pelos próprios alunos. Membros da direção e coordenação da escola também estiverem presentes para degustar o resultado final. No terceiro e último encontro, os alunos produziram seu próprio texto de gênero injuntivo, que em seguida foi publicado no jornal escolar.

Palavras-chave: Marcushi, Luiz Antonio; Produção Textual; Análise de Gêneros e Compreensão.


Texto completo:

PDF

Referências


MARCUSCHI, Luiz Antônio, 1946- Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo : Parábola Editorial, 2008.

BAKHTIN,M.([1979].1992). Os gêneros do discurso. In BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, pp.277-326.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga