O TEXTO INJUNTIVO DA TEORIA À PRÁTICA

Conteúdo do artigo principal

Lucas Martins CUBO
Natacha Dazzi BRANQUINHO
Paulo Rogério FERRAREZI

Resumo

Foi realizado com os alunos do nono ano do ensino fundamental da E.E. Profª. Uzenir Coelho Zeitune o projeto "Texto injuntivo " da teoria a prática". O intuito deste trabalho foi apresentar o gênero textual injuntivo, incluindo suas características e variedades, além de exemplos presentes no cotidiano dos alunos. Além da parte teórica, realizamos também a parte prática, que constituiu no preparo de duas receitas culinárias na cozinha da escola, visando à melhor fixação do gênero proposto. No início, foi apresentado aos alunos uma breve aula teórica, exibindo o gênero e suas múltiplas características, além de teorias e exemplos para poder sanar as dúvidas. No fim deste encontro, foi combinado que no próximo iríamos para a cozinha preparar duas receitas, e entre eles, foi combinado o que cada um traria como ingrediente para o preparo. No segundo encontro, fomos à cozinha onde seguimos passo-a-passo duas receitas (pão de queijo e tapioca com recheio de brigadeiro) que ao fim, seriam consumidas pelos próprios alunos. Membros da direção e coordenação da escola também estiverem presentes para degustar o resultado final. No terceiro e último encontro, os alunos produziram seu próprio texto de gênero injuntivo, que em seguida foi publicado no jornal escolar.

Palavras-chave: Marcushi, Luiz Antonio; Produção Textual; Análise de Gêneros e Compreensão.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

MARCUSCHI, Luiz Antônio, 1946- Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo : Parábola Editorial, 2008.

BAKHTIN,M.([1979].1992). Os gêneros do discurso. In BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, pp.277-326.