Diretrizes para Autores
Diretrizes para Autores e Avaliadores – Revista Linhas Jurídicas
A Revista Linhas Jurídicas é uma publicação semestral, exclusivamente eletrônica, com enfoque em estudos do âmbito técnico-jurídico, que busca a ampla integração ensino-pesquisa-extensão e a difusão do conhecimento jurídico-científico, do Centro Universitário de Votuporanga/SP - UNIFEV. Destinada à publicidade de produção acadêmica dos docentes e discentes do curso de Direito da UNIFEV, bem como do público acadêmico em geral, de cunho jurídico e áreas afins, com o objetivo de disseminar circulação e representação de conhecimento.
O artigo submetido deve ser inédito, ou seja, que não foi publicado em nenhum outro periódico nacional ou estrangeiro. Outra condicionante para a submissão é que o artigo não esteja em processo de avaliação para publicação em outro periódico e nem estará durante o processo de avaliação da Revista Linhas Jurídicas.
A Revista Linhas Jurídicas permite a participação de discentes, docentes, bacharéis, especialistas, mestres e doutores.
Quando o artigo foi escrito por discentes é obrigatório incluir um orientador(a).
Em caso de artigos cujo o tema envolve direta ou indiretamente pessoas devem ter em anexo a carta de aceite do CEP – Comitê de ética e pesquisa.
Para submissão é importante se cadastrar como autor. Após isso, aparece a janela para realizar a submissão do seu artigo, caso a intenção seja somente para leitura, cadastra-se como leitor.
Para identificação de autores, inscreva todos os autores, co-autores e orientadores (quando houver), na plataforma de submissão e deve constar: instituição à qual está ligado, cidade, estado, país, cargo e endereço eletrônico para correspondência (e-mail).
Não colocar nome e identificação no texto em anexo, pois a avaliação será feita às cegas.
1. Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
O artigo submetido é inédito. Isso significa que não foi publicado em nenhum outro periódico nacional ou estrangeiro.
2. Diretrizes básicas
2.1 A redação do artigo, quando em nosso Idioma, deve estar conforme as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
2.2 A bibliografia do artigo deve ser consistente e mostrar, quando possível, o posicionamento de doutrinadores estrangeiros sobre o tema;
3. Natureza e elementos estruturadores básicos dos artigos
3.1. Os artigos deverão ser escritos em português, inglês ou espanhol e atender ao seguinte conteúdo e nesta ordem: título, titulo em inglês, nome dos autores (com qualificação em nota de rodapé), resumo (em português), palavras-chave, abstract, key-words, introdução (não deve vir numerada), desenvolvimento (dividido em itens numerados), considerações finais (não deve vir numerada) e referências das fontes citadas (não numerada e em ordem alfabética).
3.2 A identificação do(s) autor(es) em nota de rodapé deve constar a instituição a qual está ligado, cidade, estado país e endereço eletrônico para correspondência (e-mail).
3.3 Resumo em português ou no idioma de origem, ressaltando objetivos, metodologia e síntese das considerações finais (mínimo – 150 palavras e no máximo – 300 palavras).
3.4 Estes tópicos devem estar claramente destacados/especificados ao longo do texto. Os subtítulos, quando existirem, devem ser concisos e virem claramente indicados.
3.5 Os títulos, títulos das divisões e subdivisões dos textos devem ser escritos em negrito e numerados de forma progressiva. Os títulos devem ser escritos em maiúsculo e suas divisões e subdivisões em minúsculo.
3.6 Indicação de no máximo cinco palavras-chave e ou expressões do texto, em português ou no idioma de origem e inglês, que devem refletir as ideias elementares do texto e possam guiar a pesquisa de terceiros interessados.
3.7 As referências deverão estar em ordem alfabética da primeira letra do sobrenome do autor e constar no final dos artigos, de acordo com a ABNT (no artigo o item deve ser denominado “Referências”) e conforme as regras constantes nas presentes diretrizes, em especial itens 8 e 9;
4. Responsabilidade: Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores. O conteúdo dos artigos assinados não reflete a opinião da Revista Linhas Jurídicas;
5. Quantidade de autores: É possível até o máximo de seis autores (incluindo o orientador quando necessário) devendo todos ser identificados conforme especificado no item 3.2 supra;
6. Limite de submissões de artigos: Não terá limite em relação à quantidade de artigos que poderá submeter por chamada da Revista Linhas Jurídicas;
7. Configurações elementares de estrutura de artigos
7.1 Letra em fonte Arial, tamanho 12.
7.2 Espaço entre linhas: 1,5.
7.3 Margem superior e lateral à esquerda de 3,0 cm, margem inferior e lateral à direita de 2,0 cm.
7.4 Folha: A4.
7.5 Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior.
7.6 Parágrafo: Espaçamento posterior e anterior: 0.
7.7 Alinhamento justificado.
7.8 Entrada de parágrafo de 3 cm;
8. Citações e notas
8.1 As citações diretas (copia literao) de até 3 linhas devem ser feitas no corpo do texto, entre aspas. Ex. Segundo Silva (2009, p. 114) " o princípio da igualdade é um dos pilares de sustentação da Constituição Federal de 1988."
8.2 As citações indiretas (paráfrases) são feitas sem apastas (MIRABETE, 2003). Para citação de citação, usar (MIRABETE, 1998, P. 13 apud SILVA, p. 145).
8.3 Para citações longas (com mais de três linhas) haverá um recuo de 4 cm, espaçamento simples e fonte arial 10 e sem aspas. O sobrenome do autor deve ser colocado em letra MAIÚSCULA, além da pagina e ano. Ex: (MIRABETE, 2003, p. 10)
8.4 Tratando-se de citação de jurisprudências - ementas, partes do acordâo - a citação será feita em nota de rodapé.
9. Modelos e exemplos de referências
9.1 Citação de obra: SOBRENOME, nome sem abreviar. Nome da obra: subtitulo sem negrito. Tradução de Fulano de Tal (se houver). Edição utilizada. Cidade onde foi editada: Editora, ano.
9.2 Citação de capítulo de Livro: SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Prenome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR DO LIVRO, Prenome (Org.). Título do documento em negrito. Local da Publicação: Editora, ano. p. x-y. 9.4 de Monografia, Dissertação, Tese SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do documento em negrito. Dissertação (Mestrado em __). Faculdade de __. Universidade de __. Local, ano.
9.3 Citação de artigo de Revista: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Nome da Revista em negrito, Local da Publicação, v. x, n. x, p. x-y. mês ano.
9.5 Citação de artigo de Jornal:
9.5.1 de artigo assinado SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Nome do Jornal em negrito, Local da Publicação, v. x, n. x, p. x-y. mês ano.
9.5.2 de artigo não assinado TÍTULO do artigo com primeira palavra em maiúscula. Nome do Jornal em negrito, Local da Publicação, v. x, n. x, p. x-y. dia mês ano.
9.6 de Artigo de Revista em meio eletrônico SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Nome da Revista em negrito, Local. Dia mês ano [se houver]. Disponível em: Acesso em: . Dia mês ano.
9.7 de Artigo de Jornal em meio eletrônico SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Nome do Jornal em negrito, Local. Dia mês ano. Disponível em: . Acesso em: dia mês ano. * Fontes: ABNT n. 6023:2003 (Referências), 10520:2002 (Citações), 14724:2002 (Trabalhos acadêmicos);
10. Dimensão dos artigos: Os artigos devem ter no mínimo 10 (dez) e no máximo 20 (vinte) páginas. As referências bibliográficas não contabilizam na quantidade de páginas;
11. Notificação do resultado da submissão: Os autores serão notificados sobre o resultado da avaliação de seus resumos artigos através de mensagem por esta plataforma. Irá aparecer em notificações.