INCIDENTE DE RESOLUÇÕES DE DEMANDAS REPETITIVAS A LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo possui como objeto uma novidade prevista no Código de Processo Civil de 2015, o Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas, o qual consiste em mais uma tentativa do legislador em conter os litígios em massa. Trata-se de um tema novo, e, portanto, desperta dúvidas a respeito de suas aplicabilidades e efeitos, vez que abarca grande influência no cotidiano forense e social. Recentes estudos mostraram que o IRDR não foi inspirado no Procedimento-Modelo Alemão, uma vez que o IRDR, obedece a preceitos próprios, não se parecendo com nenhum instituto já existente. O presente estudo se preocupou em esclarecer os procedimentos previstos pelo Código de Processo Civil de 2015, para o processamento do IRDR, o qual possui como órgão julgador competente o Tribunal de Justiça ou o Tribunal Regional Federal, a depender da matéria de direito analisada, sendo a região definida pela localização dos processos repetitivos. Outro ponto importante destacado foram os pressupostos de admissibilidade do incidente, que estão previstos no artigo 976 do CPC, além das principais inconstitucionalidades trazidas pelo Novo Código de Processo Civil referente à aplicabilidade do instituto, uma vez comprado à luz da Constituição Federal.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Autorização Autor: Título do Trabalho: Autorizo, para os devidos fins, de forma gratuita, a publicação de meu trabalho, acima indicado.
Referências
BUENO, Cassio Scarpinella. Novo Código de Processo Civil Anotado. São Paulo: Saraiva, 2015.
CAVALCANTE, Marcos Araújo. Incidente de resolução de demandas repetitivas. São Paulo: Revistas dos Tribunais, 2016.
NERY JR., Nelson; NERY, Rosa Maria de Andrade. Comentários ao Código de Processo Civil. São Paulo: Revistas dos Tribunais, 2015.
NERY, JR., Nelson. Princípios do processo civil na Constituição Federal. 7. ed. Revista e atualizada. Com as Leis 10.352/2001 e 10.358/2001 - São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.
OLIVEIRA, Swarai Cervone. Poderes do juiz nas ações coletivas. São Paulo: Atlas, 2009.
VILLAR, Alice Saldanha. Enunciados do Fórum Permanente de Processualistas Civis - Carta de Vitória. JusBrasil. 2015. Disponível em: <https://alice.jusbrasil.com. br/noticias/241278799/enunciados-do-forum-permanente-de-processualistas-civis- carta-de-vitoria>. Acesso em: 27 fev.