O DISCURSO DO ÓDIO NO CONTEXTO DO DIREITO INDÍGENA

Conteúdo do artigo principal

Gustavo Gomes Furlani

Resumo

O presente artigo busca analisar de forma breve e de acordo com os ditames constitucionais brasileiros existentes acerca do discurso do ódio (hate speech) quais são as influências do discurso de natureza odiosa sobre direitos e garantias indígenas quando da polarização dos atos performativos de linguagem proferidos por cidadãos brasileiros, cujo intuito principal alicerça-se no ensejo pela segregação destes povos aborígenes da sociedade, por meio do uso ofensivo, odioso, preconceituoso, desvalorativo e pormenorizado dos direitos a estes últimos inerentes, em afronta direta aos limites à liberdade de expressão e às condições básicas de dignidade da pessoa humana. Para tanto, fez-se primordial o uso da pesquisa bibliográfica e documental para conduzir o avanço necessário ao estudo em tela. 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

BRUGGER, Winfried. Proibição ou proteção do discurso do ódio? Algumas observações sobre o direito alemão e o americano. Revista de Direito Público, Brasília, v. 15, n. 117, jan.-mar. 2007.

FURLANI, Gustavo Gomes. O Discurso do Ódio no contexto da ciberdemocracia. Votuporanga: UNIFEV – Centro Universitário de Votuporanga, 2018. O Discurso do Ódio no contexto da ciberdemocracia. Dissertação para obtenção do título em Bacharel em Direito. Graduação em Direito. Centro Universitário de Votuporanga, UNIFEV, Votuporanga, 2018.

MORAES, Maria Celina Bodin de. “O Princípio da Solidariedade”. In: PEIXINHO, Manoel Messias; GUERRA, Isabella Franco; FILHO, Firly Nascimento (orgs.). Os princípios da Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2001.

SÉRGIO MATSUURA, Brasil cultiva discurso de ódio nas redes sociais, mostra pesquisa. Jornal O Globo, versão eletrônica, 03 ago. 2016. Sociedade. Disponível em https://oglobo.globo.com/sociedade/brasil-cultiva-discurso-de-odio-nas-redes-sociais-mostra-pesquisa-19841017. Acesso em 13 abril 2018.

WALDRON, Jeremy. Dignity and defamation: the visibility of hate (Dignidade e difamação: a visibilidade do ódio). Harvard Law Review, 2010.