CLASSE HOSPITALAR – A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS HOSPITAIS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

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Giselma Cristina Piva
Deborah Cristiane Domingues de Brito

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar ao leitor aspectos legais e educacionais do projeto “classe hospitalar’’, com olhar voltado para normas constitucionais que sustentam a educação no território brasileiro, em parceria com a LDB. Arrazoando que uma não substitui a outra e sim, se complementam para fortalecer as normas educacionais e possibilitar que o projeto ganhe espaço e se consolide dentro da sociedade brasileira. É fato que a educação não se restringe a um ambiente único é ampla, abrangente, e sempre disposta a integrar novos espaços como acontece em relação ao projeto em questão. A ideia central é manter o aluno em contato com sua escola de origem, porém, em ambiente alheio à sala de aula tradicional. Essa situação somente irá ocorrer se o aluno for hospitalizado e permanecer internado até a evolução do seu quadro clínico e alta hospitalar. Assim, o cerne do projeto é possibilitar ao aluno/paciente à continuidade do estudo enquanto estiver hospitalizado, essa condição é garantida pelo Estado, que é imperativo ao afirmar que a educação é direito de todos e dever do Estado, trazendo nessa modalidade de aprendizagem uma particularidade da educação inclusiva.

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