O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Sou aluno e inclui de forma obrigatória um orientador no meu artigo, caso seja formado, esse item não é obrigatório. Ou, já sou graduado e não há necessidade de um orientador.

  • Respeitei o número de páginas (mínimo - 5, máximo - 15) e o número de autores - no máximo 6.

Diretrizes para Autores e Avaliadores – Revista Unifev: Ciência e Tecnologia

A Revista Unifev: Ciências e Tecnologia é um periódico científico semestral com processo de submissão contínua, com a terceira publicação agendada para o 2 semestre de 2017, que objetiva promover o aprimoramento dos estudos de forma Multidisciplinar.

O artigo submetido deve ser inédito, ou seja, que não foi publicado em nenhum outro periódico nacional ou estrangeiro. Outra condicionante para a submissão é que o artigo não esteja em processo de avaliação para publicação em outro periódico e nem estará durante o processo de avaliação da Revista Unifev: Ciência e Tecnologia. 

A Revista Unifev: Ciência e Tecnologia permite a participação de bacharelandos, bacharéis, especialista, mestre e doutores.

Em caso de bacharelandos, ou seja, alunos em andamento no curso, é obrigatório incluir um orientador(a).

Em caso de artigos cujo tema envolva direta ou indiretamente pessoas devem ter em anexo a carta de aceite do CEP – Comitê de ética e pesquisa.

Para submissão é importante se cadastrar como autor. Após isso, aparece a janela para realizar a submissão do seu artigo. Caso a intenção seja somente para leitura, cadastra-se como leitor.

Para identificação de autores, inscreva todos os autores, co-autores e orientadores, quando houver, na plataforma de submissão e deve constar: instituição à qual está ligado, cidade, estado, país, cargo e endereço eletrônico para correspondência (e-mail).

Não colocar nome e identificação no texto em anexo, pois a avaliação será feita às cegas.

 

1. Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

O artigo submetido é inédito. Isso significa que não foi publicado em nenhum outro periódico nacional ou estrangeiro.

2. Diretrizes básicas

2.1 A redação do artigo, quando em nosso Idioma, deve estar conforme as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

2.2 A bibliografia do artigo deve ser consistente e mostrar, quando possível, o posicionamento de doutrinadores estrangeiros sobre o tema;

3. Natureza e elementos estruturadores básicos dos artigos

3.1 Resumo em português ou no idioma de origem, ressaltando objetivos, metodologia e síntese das considerações finais (mínimo – 150 palavras e no máximo – 300 palavras).

3.2 Os artigos deverão ser inéditos, escritos em português, inglês ou espanhol e atender ao seguinte conteúdo e nesta ordem: título, nome dos autores (com qualificação em nota-de-rodapé), resumo (em português), palavras-chave, abstract, key-words, introdução (não deve vir numerada), desenvolvimento (dividido em itens numerados), considerações finais (não deve vir numerada) e referências das fontes citadas (não numerada e em ordem alfabética).

3.3 Estes tópicos devem estar claramente destacados/especificados ao longo do texto. Os subtítulos, quando existirem, devem ser concisos e virem claramente indicados.

3.4 Os títulos, títulos das divisões e subdivisões dos textos devem ser escritos em negrito e numerados de forma progressiva. Os títulos devem ser escritos em maiúsculo e suas divisões e subdivisões em minúsculo.

3.5 Indicação de no máximo cinco palavras-chave e ou expressões do texto, em português ou no idioma de origem e inglês, que devem refletir as ideias elementares do texto e possam guiar a pesquisa de terceiros interessados.

3.6 As referências deverão estar em ordem alfabética da primeira letra do sobrenome do autor e constar no final dos artigos, de acordo com a ABNT (no artigo o item deve ser denominado “Referências”) e conforme as regras constantes nas presentes diretrizes, em especial itens 8 e 9;

4. Responsabilidade: Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores. O conteúdo dos artigos assinados não reflete a opinião da Revista Unifev: Ciências e Tecnologia;

5. Quantidade de autores: É possível até o máximo de seis autores, devendo todos ser identificados conforme especificado no item 3.4 supra;

6. Limite de submissões de artigos: Não terá limite em relação à quantidade de artigos que poderá submeter por chamada da Revista Unifev: Ciências e Tecnologia;

7. Configurações elementares de estrutura de artigos 

7.1 Letra em fonte Times, tamanho 12.

7.2 Espaço entre linhas: 1,5.

7.3 Margem superior e lateral à esquerda de 3,0 cm, margem inferior e lateral à direita de 2,0 cm.

7.4 Folha: A4.

7.5 Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior.

7.6 Parágrafo: Espaçamento posterior e anterior: 6 pontos.

7.7 Alinhamento justificado.

7.8 Entrada de parágrafo de 1,25cm;

8. Citações e notas

8.1 As citações textuais pequenas (até três linhas) devem ser inseridas no texto, entre aspas e sem itálico.

8.2 As citações textuais longas (mais de três linhas) devem vir em parágrafo independente, recuando da margem esquerda 4 cm, com Arial 10, e com o espaçamento simples, sem aspas.

8.3 A indicação de autoria deve ser feita em nota-de-rodapé e não em nota-de-fim de artigo (indicar a referência completa da obra na primeira citação e, após, evidenciar apenas nome do autor, o título da obra e o número da página, conforme instruções no item 9 a seguir).

8.4 O nome das obras deve ser grifado em negrito e não em itálico.

8.5 As notas de rodapé devem ater-se ao mínimo necessário.

8.6 Quando houver tradução do texto: Usar “Tradução de Fulano de tal” (e não Trad.);

9. Modelos e exemplos de referências

9.1 Na 1ª citação: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Tradução de Fulano (se houver) Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação da obra. Nº da página. Exemplo de 1ª citação: PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da Pesquisa Jurídica: teoria e prática. 11 ed. Florianópolis: Conceito Editorial, 2008, p. 56.

9.2 na 2ª citação: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo (se houver). Nº da página Exemplo de 2ª citação: PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da Pesquisa Jurídica: teoria e prática. p. 213.

9.3 de Capítulo de Livro: SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Prenome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR DO LIVRO, Prenome (Org.). Título do documento em negrito. Local da Publicação: Editora, ano. p. x-y. 9.4 de Monografia, Dissertação, Tese SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do documento em negrito. Dissertação (Mestrado em __). Faculdade de __. Universidade de __. Local, ano.

9.4 de Artigo de Revista: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Nome da Revista em negrito, Local da Publicação, v. x, n. x, p. x-y. mês ano.

9.5 de Artigo de Jornal:

9.5.1 de artigo assinado SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Nome do Jornal em negrito, Local da Publicação, v. x, n. x, p. x-y. mês ano.

9.5.2 de artigo não assinado TÍTULO do artigo com primeira palavra em maiúscula. Nome do Jornal em negrito, Local da Publicação, v. x, n. x, p. x-y. dia mês ano.

9.6 de Artigo de Revista em meio eletrônico SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Nome da Revista em negrito, Local. Dia mês ano [se houver]. Disponível em: Acesso em: . Dia mês ano.

9.7 de Artigo de Jornal em meio eletrônico SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Nome do Jornal em negrito, Local. Dia mês ano. Disponível em: . Acesso em: dia mês ano. * Fontes: ABNT n. 6023:2003 (Referências), 10520:2002 (Citações), 14724:2002 (Trabalhos acadêmicos);

10. Dimensão dos artigos: Os artigos devem ter no mínimo 5 (cinco) e no máximo 15 (quinze) páginas. As referências Bibliográficas não contabilizam na quantidade de páginas;

11. Notificação do resultado da submissão: Os autores serão notificados sobre o resultado da avaliação de seus resumos artigos através de mensagem por esta plataforma. Irá aparecer em notificações.