DIÁSPORA AFRICANA NO CEARÁ: um estudo sobre a trajetória de estudantes africanos nas Universidades do Ceará
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo está divido em duas partes. A primeira pretende analisar algumas pesquisas que problematizaram a trajetória de estudantes africanos oriundos dos países que tem o português como língua oficial. Dentre deles, abordaremos os casos de estudantes Guineenses do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) na cidade de Fortaleza/CE, objetivando compreender as formas de adaptações desses estudantes e a sua convivência no cotidiano cearense. Na segunda parte, proporemos uma abordagem teórica sobre a migração dos estudantes africanos para o Brasil, seu modo de adaptação na realidade brasileira e a perspectiva de retorno ao seu país de origem.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Autorização Autor: Título do Trabalho: Autorizo, para os devidos fins, de forma gratuita, a publicação de meu trabalho, acima indicado.
Referências
BAESSA, Manuel. Estudantes africanos: um estudo sobre o conflito e a cooperação entre os estudantes cabo verdianos e guineenses em Fortaleza. Monografia. Fortaleza: UFC, 2005.
CÓ, João Paulo Pinto. Filhos da independência: etnografando os estudantes Bissau-Guineenses do PEC-G em Fortaleza_CE e Natal-RN. Dissertação (Mestrado). Natal: UFRN. 2011.
LANGA, Ercílio Neves Brandão. Diáspora Africana no Ceará: Representações sobre as festas e as interações afetivo-sexuais de estudantes africanos (a) em Fortaleza. In: Revista Lusófona de estudos culturais/Lusophone Journal of Cultural Studies. vol. 2, n.1, pp.102-122, 2014.
MOURAO, Daniele Ellery. Deslocamentos transitórios: a construção do pertencimento entre estudantes guineenses e cabo-verdianos no brasil. In: Anais do XI congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais – Diversidades e (des) Igualdades. 2011.
__________. Identidades em trânsito: um estudo sobre o cotidiano de estudantes guineenses e cabo-verdianos em Fortaleza. Monografia. Fortaleza: UFC, 2004.
RODRIGUES, Rosiane. Nós do Brasil: estudos das relações étnico-raciais. São Paulo: Moderna, 2013.
SUBUHANA, Carlos. Estudar no Brasil: imigração temporária de estudantes moçambicanos do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado). Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.
__________. O estudante convenio: a experiência sócio-cultural de universitários da África lusófona em São Paulo, Brasil. Anais da 26º reunião brasileira de antropologia. 2008.
SANHÁ, Alberto. Educação Superior em Guiné-Bissau. In: Anais do Seminário Internacional de Educação Superior na CPLP/PUCRS. Porto Alegre. 2009.
MOURAO, Daniele Ellery. Deslocamentos transitórios: a construção do pertencimento entre estudantes guineenses e cabo-verdianos no brasil. In: Anais do XI congresso Luso Afro-Brasileiro de Ciências Sociais – Diversidades e (des)Igualdades. Salvador. 2011.
__________. Identidades em trânsito: um estudo sobre o cotidiano de estudantes guineenses e cabo-verdianos em Fortaleza. Monografia. Fortaleza: UFC, 2009.