O GÊNERO SOCIAL NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VOTUPORANGA-SP.: REFLEXÕES À LUZ DA LINGUÍSTICA DE CORPUS

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Renata Lopázio Vicentin
Suziani de Oliveira Inácio Assis
Edson Roberto Bogas Garcia

Resumo

A linguagem escrita, considerada como nossa capacidade exclusiva de manifestar ideologias, é essencial no sentido de planejar a vida e de entender a importância de sua construção. A partir dela, pode-se influenciar o mundo de descobertas científicas e culturais e, por meio dela, tende-se a entendê-lo de maneira mais eficaz. Diante dessas prerrogativas, o presente projeto teve como objetivo averiguar, a partir da constituição de um corpus advindo de redações elaboradas por estudantes do ensino básico da rede municipal, da cidade de Votuporanga, estado de São Paulo, como esses alunos concebem o termo gênero social. Foram utilizadas, como metodologias, a pesquisa bibliográfica, com leituras de livros e artigos nas áreas de Gênero e Educação e a de campo, com a solicitação de produção textual por parte dos estudantes. Para quantificação e posterior análise de suas escritas, adotou-se o instrumental da Linguística de Corpus, por meio das ferramentas WordList e Concord do programa computacional WordSmith Tools. A primeira forneceu subsídios para apontar o conjunto de lexias mais frequentes no corpus. A segunda, os contextos em que elas apareceram, possibilitando realizar a análise proposta.  No levantamento das prosódias positivas e negativas, verificou-se que os jovens têm consciência acerca do conceito investigado; no entanto, na maioria dos contextos analisados, observou-se que o tema continua sendo visto de maneira preconceituosa, já que a maioria das prosódias averiguadas foram negativas, legitimando as teorias que relatam as discrepâncias na luta de gênero no Brasil.

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