REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EDUCAÇÃO POR PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO PROJETO DE LEI 7180/2014

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Laura Beatriz Silva
Nathália Rocha de Oliveira
Alexandre da Silva de Paula

Resumo

A pesquisa investigou as representações sociais de educação por professores graduados nas áreas de Ciências Humanas e Sociais. O estudo teve como referência para a discussão o Projeto de Lei 7180/2014. Foram realizadas vinte entrevistas semiestruturadas, com duração média de sessenta minutos, no local de trabalho dos professores. Os resultados indicaram um conhecimento parcial sobre os artigos que constam no Projeto de Lei 7180/2014 e às alterações que a matéria articulava na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Além disso, os discursos analisados corroboram a inexistência de conteúdos impróprios, para a educação escolar, na cartilha educativa denominada “Kit de Combate a Homofobia”. A pesquisa indica que as representações sociais construídas pelos professores em relação ao projeto de lei 7180/2014 estavam relacionadas, tanto ao contexto social e político recente quanto ao discurso e prática social partidária de agentes públicos que disputavam o poder no Estado.


 

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