A MONITORIA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA COMPLEMENTAR AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MEDICINA

Conteúdo do artigo principal

Wagner Moneda Telini
Beatriz Cossini Bonavita Martins

Resumo

As metodologias ativas de ensino são altamente eficazes para a aquisição de conhecimento cognitivo e procedimental incentivando, ao longo da graduação, o processo de construção de autonomia. As monitorias podem auxiliar os estudantes a tomar a iniciativa, com ou sem a ajuda de outros, em diagnosticar suas necessidades de aprendizagem, formular objetivos de aprendizagem, identificar recursos humanos e materiais para aprender, verificando, por fim, os resultados. A pesquisa teve, por objetivo, oferecer uma métrica para este rendimento acadêmico avaliando o progresso da capacidade metacognitiva em estudantes de medicina de centro universitário, nos períodos do curso em que a prática de monitoria acadêmica é utilizada. Em estudo observacional, transversal, estudantes do terceiro ano do curso de medicina foram convidados a preencher um questionário avaliativo com 20 itens, em escala semiquantitativa, para aferição de diferentes domínios de autoaprendizagem autodirigida. Foi aplicado o instrumento desenvolvido por Su-Fen Cheng, traduzido e validado pelos autores desta pesquisa, para a língua portuguesa. Valores elevados de pontuação foram alcançados em todos os domínios, demonstrando que os alunos, no meio da graduação, já têm amplo domínio do processo de aprendizagem autodirigida. Ao longo de um ano de monitoria acadêmica, todos estes domínios foram otimizados. Conclui-se que a autonomia no processo de aprendizagem ocorre precocemente, certamente impulsionada pelo uso das metodologias ativas, desde o início do curso de medicina, no centro universitário. A atividade de monitoria acadêmica garante a continuidade deste processo.


Palavras-chave: educação médica; metodologias ativas; monitoria acadêmica; aprendizagem significativa.

Detalhes do artigo

Seção
ARTIGOS