O ESPAÇO COMO MEIO COMUNICATIVO: WOODY ALLEN E A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO URBANO

Conteúdo do artigo principal

Lucas Bandos Lourenço
Laura Fernanda Cimino

Resumo

Este trabalho tem por objetivo a investigação do modo como a imagem cinematográfica constrói espacialidades, ou seja, representações da dimensão comunicativa do espaço. Para tanto, propõe-se, empiricamente, a análise de algumas obras da filmografia de Woody Allen. O cineasta deu destaque à imagem urbana, em filmes nos quais as cidades e suas diferentes dinâmicas constroem significações, revelando que a função da urbe não se restringe ao mero suporte ou cenário espetacularmente midiatizado. Ao contrário, aqui os núcleos urbanos tornam-se mediadores ativos da informação fílmica, moldando a ação do enredo por meio de novos signos e linguagens. Metodologicamente, toma-se por base conceitual a “imagem urbana como reminiscência”, discutida por Lucrécia Ferrara no texto “As máscaras da cidade” (1990).

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS