BRINCADEIRAS PRÉ-ESCOLARES E PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: Um Diálogo possível a favor de Recursos para Promoção de Habilidades Sociais

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Alencar Venâncio Silva Tognon
Renan Bandeira Dias
Talita Pereira Dias

Resumo

A brincadeira é uma forma de expressão espontânea e natural da infância e uma importante ferramenta para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. O brincar pode também ser adotado em intervenções para promoção de habilidades sociais na infância o que constitui um fator de proteção para o desenvolvimento humano. Identificar brincadeiras mais frequentes de cada idade do ciclo vital pode favorecer o planejamento de programa de promoção de habilidades sociais nessa fase, pois se utilizariam recursos atrativos e próximos da realidade do público-alvo, contribuindo para maior adesão e maior efetividade dos programas. Este estudo teve como objetivo identificar a variabilidade de brincadeiras e as mais exercidas por crianças em período pré-escolar. Para isso, foi aplicado um questionário sobre as brincadeiras preferidas pelas crianças em diferentes municípios do Noroeste Paulista, com 224 participantes, sendo 87 crianças entre três e seis anos, 97 pais dessas crianças e 40 professores de Educação Infantil. A partir disso, foram identificadas as seis brincadeiras mais frequentes em cada idade específica. Os resultados indicaram que: (1) crianças de três anos preferem brincadeiras mais individualizadas, como carrinho, brinquedos e boneca; (2) aquelas com quatro anos mantém o comportamento da anterior, incluindo super-heróis e bola; (3) já as de cinco, além de manter atividades anteriores, desenvolvem brincadeiras que envolvam corrida e relacionamento interpessoal, tal como pega-pega, esconde-esconde e mamãe-filinha; (4) crianças de seis anos mantém o mesmo padrão, porém exercem brincadeiras lúdicas e motoras como o “faz de conta” e pular corda. Pôde-se verificar que as brincadeiras compostas nessa fase da infância correspondem a várias teorias do desenvolvimento humano constatando uma fidedignidade teórica e prática da psicologia do desenvolvimento com a atualidade. Conclui-se que as brincadeiras identificadas podem servir como um importante recurso potencial para se promover programas de habilidades sociais com alta efetividade para crianças de idade pré-escolar.

Palavras-Chave: Brincadeiras; Habilidades Sociais; Psicologia do Desenvolvimento; Idade pré-escolar;

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS
Biografia do Autor

Alencar Venâncio Silva Tognon, UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga

Graduando do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Votuporanga, Votuporanga, São Paulo.

Renan Bandeira Dias, UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga

Graduando do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Votuporanga, Votuporanga, São Paulo.

Talita Pereira Dias, UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga

Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Votuporanga, Votuporanga, São Paulo, Mestre e Doutora em Educação com ênfase em Habilidades Sociais Infantis

Referências

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