A CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)

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JOSÉ AUGUSTO HONORATO VIEIRA JUNIOR
Denise Ferraz Lima VERONEZI
Danilo Aparecido Severo
Junior Aparecido da Silva Pinto

Resumo

Atualmente, a escola é vista como uma instituição onde aprende sobre componentes curriculares propriamente ditas e, também, um local onde oportuniza propagar uma série de informações relacionadas à saúde do aluno e da comunidade em geral. Diante disso, este estudo tem por objetivo descrever as características do Programa Saúde na Escola, sua finalidade e benefícios para o desenvolvimento do indivíduo, o papel do professor de Educação Física e as ações relacionadas à promoção da saúde na escola. Optou-se em realizar uma revisão bibliográfica através de livros e artigos científicos, via internet, que abordassem o conteúdo proposto. Neste estudo verificou-se a importância do professor de Educação Física, inserido no Programa Saúde na Escola (PSE), pois ele exerce os conhecimentos de sua área e, ainda, busca conscientizar e incentivar o aluno no processo de promoção da saúde, como hábitos físicos e alimentares; assim terá uma melhor qualidade de vida.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS
Biografia do Autor

JOSÉ AUGUSTO HONORATO VIEIRA JUNIOR, Universidade de São Paulo

[1] Co-orientador. Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário de Votuporanga/SP (UNIFEV), Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação à Distância (PIGEAD) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), atualmente é aluno especial do Programa de Mestrado em Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL/USP).

Denise Ferraz Lima VERONEZI, UNIFEV

[1]   Orientadora. Formada em Educação Física pela USP-SP, com especialização pela UNESP e mestrado pela USP, com ênfase na Pedagogia do Movimento Humano. Trabalhou como professora efetiva na rede estadual de ensino de São Paulo na Educação Básica durante 10 anos. Coordenou o Projeto Criança na cidade de Votuporanga. Atualmente trabalha no Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV) e leciona diversas disciplinas para os discentes dos cursos de Educação Física. É supervisora de Estágio I do programa CAPES-PARFOR e Coordenadora de Gestão dos Processos Educacionais do PIBID UNIFEV/SP.

Danilo Aparecido Severo

Graduado do Curso de Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário de Votuporanga (UNIEV)

Junior Aparecido da Silva Pinto

Graduado do Curso de Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário de Votuporanga (UNIEV)

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