CIBERCULTURA E A REFLEXÃO FILOSÓFICA SOBRE A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UMA BREVE CONTRIBUIÇÃO
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Resumo
As novas tecnologias de informação e comunicação estão presentes no cotidiano dos indivíduos e fazem parte integral do seu convívio social, e de certa forma afetam sua formação cultural em grande medida. Este contexto se apresenta inclusive na vida dos educandos que hoje adentram as salas de aulas ‘inundados’ de informação, entretanto, se deparam com o desafio de transpor a enorme quantidade de informação que permeiam suas vidas em conhecimentos realmente valorosos para sua formação educativa e sociocultural. A questão problema que se coloca é: como a Cibercultura pode aliar-se à reflexão filosófica da Educação contemporânea? Dessa forma, a pesquisa tem como objetivos: elucidar os elementos constituintes do conceito Cibercultura, estabelecendo conexão à reflexão filosófica eminente aos processos que regem a Educação na contemporaneidade; investigar a relação entre ‘Inteligência Coletiva’ e as ‘Árvores do Conhecimento’ como instrumentos na educação e na formação dos sujeitos; e, por fim, refletir sobre a nova relação com o saber dentro do contexto formativo e educacional vigente no século XXI. Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. A fundamentação teórica está baseada nas leituras das obras do sociólogo francês Pierre Lévy, mais precisamente na obra Cibercultura (1999), em diálogo às teses sobre os efeitos da pós-modernidade na sociedade contemporânea, do sociólogo polaco Zygmunt Bauman, expostas em Sobre educação e juventude (2013). Verifica-se que o contato com as novas tecnologias de informação e comunicação conduziu à transformações sociais e culturais importantes na sociedade atual, e tal perspectiva revelam novos desafios aos processos formativos presentes no contexto educacional como um todo. Tal fenômeno, não entendido como passageiro conduz a eminente e permanente necessidade de uma Filosofia da Educação que ocupa-se do desafio de um cenário mutável, instável e altamente complexo.
Palavras-chave: cibercultura; formação; novas tecnologias.
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Autorização Autor: Título do Trabalho: Autorizo, para os devidos fins, de forma gratuita, a publicação de meu trabalho, acima indicado.
Referências
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__________. Sobre educação e juventude: conversas com Riccardo Mazzeo. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
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__________. O que é virtual? São Paulo: Ed 34. 2011.
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PIONEIRO. "Os professores são os únicos adultos que encaram os jovens", afirma Mario Sergio Cortella em passagem por Caxias. Disponível em: <http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/noticia/2013/10/os-professores-sao-os-unicos-adultos-que-encaram-os-jovens-afirma-mario-sergio-cortella-em-passagem-por-caxias-4300506.html>. Acesso em: 15 abr. 2017.